Dicas para driblar o estresse no trabalho

Como driblar o estresse no trabalhoUm dos grandes vilões do século XXI, o estresse, na maioria das vezes se encontra diretamente ligado ao ambiente de trabalho, onde a pressão e a cobrança são intensas e diárias.

Podendo variar em níveis de intensidade de pessoa para pessoa, o estresse causa desde os sintomas mais rotineiros, como dores de cabeça e insônia, até os sintomas que exigem cuidados especiais, como fragilidades no sistema imunológico, problemas respiratórios e depressão.

Além disso, os resultados gerados pelos funcionários que sofrem de estresse são bastante negativos, como queda na produtividade, grande número de faltas, isolamento social e aumento nos conflitos entre membros da equipe de trabalho.

Por essa razão, o combate ao estresse no ambiente corporativo é algo que deve ser observado com atenção tanto pelos funcionários como pelas empresas, pois as consequências negativas afetam ambos os lados.

Para evitar o estresse e todos os males causados por ele, algumas dicas e sugestões importantes são:

1 – Mudança de hábitos

Cuidar bem do corpo e da mente é o primeiro passo a ser tomado no combate ao estresse. Adotar um estilo de vida mais saudável através de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos é uma das formas mais eficazes de resolver o problema.

2 – Dormir bem

O controle do sono está diretamente ligado ao nosso humor e, desse modo, a falta de descanso torna o corpo mais vulnerável e propenso ao estresse e a todos os seus efeitos. Por isso, o recomendável é manter no mínimo seis horas de sono por dia, sendo oito horas o ideal para recuperar plenamente as energias e estar disposto para um novo dia de trabalho.

 3 – Administrar pausas

Para melhorar o desempenho de trabalho e manter a concentração durante o expediente, é preciso fazer pequenas pausas de tempos em tempos. A cada duas ou três horas, cinco minutos de intervalo podem fazer toda a diferença para recarregar as energias e voltar ao trabalho com a atenção redobrada.

4- Não esquecer da vida pessoal

Uma das maiores causas do estresse é o foco total no trabalho e o esquecimento de que existe uma vida repleta de coisas novas a serem descobertas além dele. Por isso, é importante manter relacionamentos, dedicar uma parte do dia ao lazer e evitar levar trabalho para casa. O ambiente familiar deve estar relacionado preferencialmente ao descanso e ao lazer.

As dicas são de Rodrigo Rodrigues que é CEO da Acesso Shop

Olá! Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Assim você vai compartilhar conhecimento e ajuda a divulgar o Caminhando Junto. Obrigado!

Treinamento, Coach e Desenvolvimento de Líderes