Para fugir da demissão, aumente sua performance!

Alta performance é tirar mais suco da mesma laranjaCostumo definir a alta performance como “tirar mais suco da mesma laranja”, isto quer dizer ser responsável pela entrega dos resultados, o combate ao desperdício e um comprometimento em disseminar estes conceitos para a equipe.

Assim como a “excelência” a “alta performance” não é uma ferramenta ou técnica, mas um modo de vida que influencia nosso comportamento tanto profissional quanto pessoal.  Desde 2013, e principalmente, neste começo de ano a falta de água vem colocando o conceito de alta performance em foco.

Fomos educados erroneamente como a água sendo um recurso natural inesgotável, então, banhos demorados, a falta de reuso da água ou tecnologias mais eficientes nunca foram prioridade.

Agora estamos pagando o preço desta baixa performance.

Outra questão em foco este ano é a completa desaceleração da economia brasileira. Com baixas vendas, as indústrias param, empregos são eliminados e investimentos são revistos.

O que fazer? O navegador, Cristóvão Colombo dizia que “mar calmo não forma bons marinheiros, somente as tempestades podem fazer isto”. É justamente num momento de crise que você identifica o líder motivador, o vendedor obstinado, o profissional de finanças detalhista, o trabalhador que entrega melhores resultados.

2015 será um ano em que ninguém poderá se esconder

Desde o começo do ano, nas empresas em que atuo, a palavra de ordem é produtividade. Mas a cultura da alta performance deveria ter sido implantada há muito tempo. É claro que o cenário gera insegurança, desconforto e até um pouco de medo, mas isto é ótimo. Outro dia, conversando com um médico cardiologista, ele disse que “não há motivador melhor para uma pessoa deixar o cigarro do que um bom infarto”.

O incômodo faz parte da mudança. Aproveite e analise a sua vida pessoal e familiar, é de alta performance?

Como tem usado seu dinheiro? Acumulando dívidas ou planejando cada compra e anotando tudo numa planilha de orçamento doméstico?

Como tem usado o seu tempo livre? Tem ficado horas na frente da TV ou tem usado a internet para fazer um curso de atualização gratuito?

Como tem usado as redes sociais? São puramente uma fonte de fofoca e humor ou tem ampliado sua rede de contatos conhecendo pessoas que compartilham um conteúdo sério e relevante?

Como tem usado seus pensamentos? A maior parte deles é de lamentação, reclamação e negativismo ou fica pensando em formas de aproveitar melhor seu tempo e dinheiro para crescer na carreira ou empreender?

Decidir ser uma pessoa de alta performance é uma escolha, uma decisão que pode mudar a sua trajetória, impactando todos a sua volta.

Olá! Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Assim você vai compartilhar conhecimento e ajuda a divulgar o Caminhando Junto. Obrigado!

Treinamento, Coach e Desenvolvimento de Líderes