Líder que legado você deixa em 2014?

Líder qual o seu legado2015 já está chegando repleto de desafios e oportunidades. Todo fechamento de ciclo traz em si uma chance de se autoavaliar e fazer as correções de rota necessárias. Então, te pergunto: líder, que legado você deixa em 2014?

A palavra legado significa “tudo aquilo que se pode transmitir às gerações que se seguem”. Para mim é uma das palavras mais fortes que podemos usar. Isto porque nos lembra que todos os dias escrevemos nossa história e determinamos o modo como seremos lembrados.

Mas, não lembrados depois de mortos ou coisa assim. Pelo contrário, como você será lembrado em vida. Que palavra descreve você como profissional? Como pai ou filho? Como marido ou namorado?

Como não pensamos muito nisto, acreditamos que o legado é algo que os outros vão nos atribuir. Mas o líder sabe que o primeiro passo da liderança é ser líder de si mesmo, então, o legado é algo que determinamos e buscamos todos os dias.

Outro dia, num treinamento, quando falamos de legado, um profissional presente contou uma experiência. Mesmo sendo um executivo de alta performance, foi preterido num momento de promoção. Ao questionar a razão de não ter sido escolhido, ouviu de seu líder: “você é imaturo”.

A resposta o desagradou, mas ao se avaliar criticamente, percebeu que o comportamento apresentado passava realmente esta imagem. Imediatamente ele procurou mudanças para construir a imagem que desejava.

O Líder vai além da auto-propaganda

Mas é importante lembrar que só se auto-promover não resolve nada. Pode ajudar no curto prazo, mas ao longo da carreira, não se sustenta.

Nós avaliamos e somos avaliados por nossa capacidade de entrega. Em outra situação, um high potential recrutado no mercado chegou com uma boa dose de autopromoção. O bom currículo dava uma certa credibilidade, mas depois de seis meses, passou a enfrentar críticas pelo baixo desempenho. Sua capacidade de entrega não correspondeu.

Por outro lado, uma jovem executiva que não tinha um currículo tão expressivo, trabalhou com afinco e bateu todos os recordes de desempenho individual numa multinacional. Acordando bem cedo e trabalhando duro, porque ela estava de olho numa vaga internacional. Ela embarca no dia 14 de janeiro de 2015!

Eu entendo que há diversas variáveis a serem avaliadas para o bom desempenho, mas segundo o coach, André Lodi, “85% do sucesso está ligado a atitude”. Por tanto, olhe para frente: 2015 chega novinho em folha, 365 páginas em branco. Defina agora qual o legado que será construído e vá fundo, não se economize, não se vitimize, não terceirize responsabilidades. Faça por merecer!