9 fatores para aumentar a produtividade

motivação, engajamento e produtividadeNo mundo corporativo não basta uma empresa investir em tecnologias, novos processos, equipamentos sofisticados e treinamentos dos colaboradores, se as pessoas não estão engajadas com os valores e metas da companhia. Alguns fatores são muito importantes para o aumento da produtividade.

Para se alcançar o sucesso, uma empresa precisa investir também na gestão do ambiente de trabalho, considerando, ao menos, nove fatores que influenciam o engajamento das pessoas e impactam na produtividade.

Aumento da produtividade em 9 passos

Estrutura Organizacional – Estrutura hierárquica enxuta facilita o exercício da liderança, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Organização e Condições de Trabalho – Saúde, segurança, escalas, horários de trabalho e descanso, e níveis de pressão por produtividade em equilíbrio com os recursos disponíveis devem estar sob intensa e permanente vigilância da gestão.

Serviços ao Pessoal – Os serviços higiênicos básicos, preconizados por Maslow e Herzberg, não são motivadores, mas, quando precários, são altamente desmotivadores, como transporte coletivo, vestiários, banheiros, alimentação, assistência médica e outros.

Lideranças Internas – As lideranças funcionam como uma janela por onde os colaboradores veem a empresa. Como tal, devem estar qualificadas e comprometidas para motivarem suas equipes.

Colaboradores – Como profissionais, trazem para a empresa sua formação e experiência, e como cidadãos, seus valores, sonhos, necessidades e expectativas. Cabe à empresa estabelecer uma parceria que compatibilize desejos, expectativas e possibilidades de ambas as partes.

Comunicação Interna – Adotar uma estratégia de comunicação eficaz que torne os líderes os comunicadores oficiais da empresa perante as equipes através de meios (escritos, verbais, eletrônicos) e processos que gerem reações positivas nos colaboradores.

Políticas e Práticas de RH – Com o tempo é natural os colaboradores se acostumarem com as políticas e benefícios praticados pela empresa. Assim, eventuais falhas ganham dimensão e visibilidade. Por isso, a empresa precisa desenvolver estratégias que resgatem o valor da companhia junto aos colaboradores.

Relações Sindicais e Negociações Coletivas – Os sindicatos normalmente reivindicam melhorias no trabalho, mas também apontam falhas e reclamações cotidianas. O indicado é a construção e manutenção de uma agenda frequente com os líderes sindicais, reduzindo os obstáculos naturais da relação empresa – sindicato.

Legislação Trabalhista – Toda empresa deve se proteger da insegurança jurídica reinante no país e para isso deve gerir adequadamente as condições de trabalho, normas e obrigações trabalhistas. A ultrapassada legislação trabalhista, a intensa e, muitas vezes, viciada atuação dos órgãos fiscalizadores e as constantes alterações das interpretações da justiça trabalhista representam expressivos riscos à produtividade das empresas.

A atenção e as ações relativas a estes fatores não são garantias de sucesso de uma companhia, mas garante que os empecilhos que surgem na vida de uma empresa não contribuam para seu fracasso.

Heli Gonçalves Moreira é sócio diretor da HGM Consultores, especialista na solução de conflitos coletivos e trabalhistas.

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Treinamento e Desenvolvimento de Liderança. Motivação.