Mudanças na empresa: a melhor forma de fazer

Mudanças na organização da empresa. Desenvolvimento de Líderes.Para alguns, o network é uma via de mão única, só funciona quando há um interesse claro. Mas para mim, o lado mais rico do network é poder aprender com os amigos. Hoje, compartilho as dicas de um grande profissional de RH e um amigo querido, André Mancuso, também autor do blog Opinião RH.

Aprendendo com a própria experiência a desenvolver e promover mudanças graduais e seguras nas empresas.

Em meu recente desafio profissional, aceitei gerenciar o RH de uma unidade fabril com prestação de serviços em Piracaia (SP), (Grupo Humma) onde me foram solicitados diversas metas e objetivos.

Após 20 anos de existência a empresa enxergou um momento de “tornar-se gente grande” e isso implicaria em mudança radical no ambiente organizacional, com implantação de novas regras e cultura e maior hierarquização e distribuição de tarefas.

Com a formação de uma boa equipe e motivação das pessoas que já se encontravam na empresa, compramos o discurso do otimismo confrontando o derrotismo e o manjado “Aqui sempre foi assim”… conseguimos cativar e trazer toda a empresa para o lado da razão, o lado da melhoria, do desenvolvimento e crescimento, isso pelo simples fato que fizemos todos terem a  consciência de que as melhorias serão para todos, em todos os sentidos, Plano de cargos e salários, aperfeiçoamento dos benefícios, melhoria nas instalações e condições de trabalho, eventos e ações pontuais de valorização e confraternização entre as equipes.

Desenvolvimento e Treinamento de Liderança. MotivaçãoEnfrentamos resistência, sim, pois sempre haverá, tivemos de fazer ajustes e até mesmo pequenas substituições, porém tomamos as decisões ouvindo sempre as lideranças e gerencias que há anos atuam na empresa, respeitando seus pontos de vista e observações. Isso fez com  que os processos de desligamento que tivemos de fazer não causassem impacto negativo perante o moral das equipes e do clima interno.

Pois bem 6 meses depois estamos com a empresa totalmente transformada, com forte queda no absenteísmo, baixíssima rotatividade e maior produtividade, economia no uso de ativos entre outros benefícios. O clima interno é excelente com aceitação de 100% nas mudanças e alterações que tivemos de fazer.

Uma das coisas mais bacanas nessa experiência foi ser abordado por vários colaboradores que exaltavam “que essas mudanças precisam acontecer”, “a gente queria essas coisas há muito tempo” ou seja sensação de estar no caminho certo!

E essa é a missão mais gostosa de “ser” RH, provocar mudanças (para melhor) na vida das pessoas, despertar talentos, incentivar o estudo e o desenvolvimento e poder acompanhar essas transformações positivas em suas vidas, nos dá aquele sentimento de Realização!

André Mancuso é gestor de RH e escreve o blog Opinião RH.

Olá! Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Assim você vai compartilhar conhecimento e ajuda a divulgar o Caminhando Junto. Obrigado!

Treinamento e Desenvolvimento de Liderança. Motivação.