Liderança | Você é o que acredita que é

Liderança: Treinamento e Desenvolvimento. Confiança e motivação.Quantas pessoas você conhece que estão desmotivadas com o trabalho? Quantas já se renderam aos obstáculos e acreditam que não conseguem fazer a diferença? Quantos líderes vivem um dia após o outro sem construir nada? Neste episódio conto um rápido exemplo.

Enquanto tomava um café com dois amigos, uma executiva integrante da liderança de uma grande empresa juntou-se a nós. Estava visivelmente desmotivada com o trabalho, então comecei a fazer algumas perguntas sobre o dia-a-dia dela. Num piscar de olhos, passou a falar com paixão descrevendo as melhorias, dando diversos indicadores de performance e mostrando o caminho para o sucesso dos projetos.

Continuei demonstrando um interesse verdadeiro pelo trabalho e a líder continuou entusiasmada , mostrando o quanto o trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de toda a organização da qual faz parte, ressaltando os benefícios para os clientes. Então, perguntei o que falta para aumentar ainda mais a performance?

Imediatamente, descreveu uma série de obstáculos. A cada provocação, mais e mais justificativas eram dadas reforçando a desmotivação com o futuro e, por fim, arrematou: “Outro dia ouvi uma verdade, de uma colega: nunca tente fazer a diferença”.

Não importa quantas vezes já ouvi frases assim, sempre me surpreendo e me entristeço. Então provoquei mais uma vez: “De um lado estão as pessoas medíocres e de outro as de alta performance. De que lado você DECIDE estar?

A Liderança responde por suas escolhas

Por coincidência, esta semana publiquei uma frase curta no meu perfil do Linked In: “Às vezes, tudo o que você precisa fazer é acreditar!

Isto mesmo, quando você faz uma escolha difícil não faz para outra pessoa, não precisa que ninguém mais acredite ou apoie, mas se a sua confiança não for total, o fracasso é certo. Quando um maratonista sente o limite chegar, é dele a escolha de parar ou seguir em frente. Não há tempo para conversar ou pedir apoio, é uma conversa solitária com seu coração.

Os desafios, problemas e fracassos fazem parte da vida de todo mundo. Não há ninguém que não passe por eles. Decidir se levantar é uma escolha, uma decisão. E mais, um comportamento de que pode ser desenvolvido na liderança.

Depois de provocar bastante a líder da nossa conversa, pedi que ela tirasse os olhos do problema e focasse apenas na solução. O que você faria se pudesse seguir em frente? Quais aliados seriam importantes? Quais os números importantes para serem apresentados? De onde vem a sua motivação no trabalho?

Quando sentir uma vontade interna de ir adiante, faça isto. Inove, crie soluções, perceba oportunidades. Em seguida documente, avalie e crie indicadores de performance para demonstrar os resultados. Como diria Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”

Olá! Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Assim você vai compartilhar conhecimento e ajuda a divulgar o Caminhando Junto. Obrigado!

Liderança e Coaching: Palestras, Workshops e Treinamento