Fofoca no Trabalho | Destruindo a produtividade na empresa

Desenvolvimento de Líderes. Fofoca no trabalho.A rádio peão tem uma grande audiência na sua empresa? Pois saiba que a fofoca no trabalho é um grande desafio para os líderes e contribui decisivamente para a baixa produtividade.

A comunicação organizacional adequada resulta em melhoria no ambiente de trabalho e também reflete diretamente nos resultados da empresa, pois possibilita que todos estejam alinhados com um objetivo comum.

Hoje um dos problemas mais comuns que as empresas enfrentam é com a chamada rádio peão ou fofoca no trabalho. Embora seja quase impossível eliminar esse problema, ele pode ser atenuado com ações claras, transparentes, sem tentar ocultar informações dos colaboradores, dentro do limite do sigilo. Se o líder souber se comunicar de maneira eficiente, ampliará as chances de impedir que informações equivocadas sejam disseminadas e vai enfraquecendo a fofoca no trabalho.

Também é necessário identificar os formadores de opinião dentro das áreas, isto é, as lideranças informais, pois eles que disseminam as informações e possuem credibilidade. Aproximando-os do setor de comunicação é possível trabalhar esse canal a favor da empresa.

Caso a liderança seja positiva para os interesses da empresa, ela deverá ser motivada. Se ela for negativa a solução é expor essa liderança informal, dando a chance de liderar ações na empresa, o que fará com que seja reconhecida, possibilitando seu ajuste e chamando-a para o lado da corporação. É importante que os lideres sejam parceiros e não ditadores.

Além da boa comunicação dos líderes com os demais colaboradores, outras ferramentas podem auxiliar na comunicação interna de uma empresa. Esses resultados são obtidos com a implementação de ferramentas de comunicação, tais como: folders, murais, jornal mural, jornal interno, intranet, reuniões, informativos específicos para diretoria e gerência, entre outros.

Apesar de não ser fator determinante para que a rádio-peão não seja prejudicial, esses meios são fundamentais para uma comunicação empresarial qualificada com os colaboradores, pois causará efeitos positivos ou negativos na comunicação externa da organização, que por sua vez exercerá influência direta na imagem da empresa perante o mercado em que atua.

Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

 

Desenvolvimento de Líderes. Motivando a equipe.