Líder Motivador: É hora de fazer a diferença

Desenvolvimento de Líderes. Líder MotivadorComo o líder motivador pode preparar a equipe para superar metas num ambiente tão hostil? A economia brasileira vai mal, isto não é novidade. As previsões para o Natal e 2015 não empolgam as organizações. O que fazer?

Passada a disputa eleitoral, as atenções se voltam para o dia-a-dia das organizações. Esse movimento é claro nas estimativas de economistas compiladas pelo relatório Focus, do Banco Central. As projeções medianas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2014 e 2015 começaram o ano em 2 e 2,5 por cento, respectivamente, e foram caminhando gradualmente para baixo. Na última leitura, os números passaram a 0,33 e 1,04 por cento.

O pessimismo vem das sucessivas decepções com o ritmo da atividade neste ano. No segundo trimestre, a economia brasileira encolheu 0,6 por cento, entrando em recessão técnica pela primeira vez desde a crise de 2008/09.

Resiliência e Motivação: armas do líder motivador

Diante deste quadro, o melhor caminho para todas as organizações é melhorar sua performance ou como costumo dizer nos treinamentos: “é preciso tirar mais suco da mesma laranja, é preciso melhorar a performance da equipe”.

Isto porque o capital para investimento das empresas estará mais curto, o mercado estará comprando menos, o consumidor estará mais cuidadoso com suas compras. Mais uma vez, o papel do líder será importantíssimo.

Para o coach e especialista em comportamento humano, André Lodi, o brasileiro nasceu ouvindo a palavra crise, mas o que faz toda a diferença é nossa atitude diante dos desafios, “diz uma frase antiga que navegar em mar calmo é fácil, mas são os mares em fúria que forjam os melhores marujos, nossa vida é do mesmo jeito”.

O líder motivador encanta o cliente também

Crie um momento mágico para o seu cliente

 Dicas para ajudar o líder motivador

:: Diga a verdade. Negar um problema não o faz desaparecer. Diante de uma dificuldade é preciso reconhecê-la e encará-la de frente buscando, inclusive, caminhos alternativos para a ação.

:: Tire o olho do problema. Ficar repetindo para a equipe que o mercado está em crise, não resolve. Se novos clientes não estão surgindo, como então fidelizar os atuais? Como reduzir os custos de produção? Como produzir mais com os recursos atuais? Qual mercado ainda não foi explorado pela empresa?

:: Dê o exemplo, sempre. Muitos filmes mostram que quando o líder de um exército cai, os soldados caem junto. Se você costuma faltar, chegar atrasado ou não cumpre os prazos de trabalho, sua equipe terá a mesma atitude.

:: Seja positivo. Se o líder é o primeiro a dizer que um projeto não dará certo, porque a equipe deveria se esforçar?

:: Crie momentos mágicos. Há mais gente querendo vender do que gente querendo comprar. O jeito então é fazer o que ninguém espera e criar um momento único, uma experiência de compra marcante para o cliente. Imagine abrir a caixa de um produto e encontrar uma carta de agradecimento escrita por um colaborador? Qual o custo de uma ação assim?

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Desenvolvimento de Líderes. Motivando a equipe.