Líder de Sucesso | Desenvolvendo Competências

Desenvolvimento de Líderes. Líder de sucesso.Algumas perguntas são feitas, constantemente, por vários gestores que buscam desenvolvimento profissional e pessoal. A indagação gira em torno das competências essenciais do líder de sucesso.

Um líder de sucesso é hábil em influenciar e persuadir as pessoas. Sabe ouvir, delegar e orientar. Ele gosta de pessoas, é sociável e tem bom relacionamento com sua equipe, com outros gestores e com seus superiores. Conhece e utiliza naturalmente as técnicas de Inteligência Emocional, ou seja, sabe gerenciar as suas emoções e as emoções das pessoas com quem tem contato.

A Inteligência Emocional auxilia no gerenciamento dos impulsos e a desenvolver a capacidade de auto motivar-se. Em suas atitudes, demonstra resiliência; frente aos problemas, consegue lidar com as situações e obstáculos, mantendo um comportamento ativo reagindo com força e vontade para superar as adversidades.

Naturalmente, um líder busca ser proativo e promove mudanças quando necessário; aprendeu a iniciar e concluir as atribuições que assume. Busca sempre surpreender positivamente os seus clientes diretos e indiretos, com atitudes inovadores que visam melhorar o tempo, a qualidade ou o custo dos produtos e/ou serviços prestados.

Possui habilidade para dar e receber feedback. Tem consciência que esta é a maneira mais eficaz para auxiliar uma pessoa a se desenvolver. Mas para isto, aprendeu as técnicas mais inovadoras e eficazes e consegue colher os frutos tanto quando recebe quanto quando fornece.

Um bom líder irá manter sua equipe motivada e terá mais resultados em menor tempo. Saberá gerencial o clima organizacional no seu departamento e desenvolver novos líderes.

A esta altura, você pode estar se questionando se é possível adquirir ou aumentar as competências essenciais dos líderes de sucesso, ou se os líderes já a possuem inerentes a sua personalidade.
Algumas pessoas possuem estes comportamentos, mas eles podem ser adquiridos ou desenvolvidos. Para isto, é necessário aprender, treinar e persistir.

Sempre que queremos modificar um comportamento, temos que desenvolver o comportamento oposto e fazer disto um hábito. Existem técnicas e ferramentas para desenvolver todas estas competências mencionadas. Os cursos comportamentais trabalham exatamente desta forma. Mas, para obter resultados efetivos, é preciso empenho, dedicação e persistência. Contudo, um bom educador, vai mostrar as técnicas e ferramentas, irá treinar o seu discípulo e ainda motivar para que não desista nos primeiros obstáculos, mostrando como contorná-los e superar os entraves.

Lucienne Baldez é especialista em treinamento e desenvolvimento da Innovia Training e Consulting.
Desenvolvimento de Líderes. Motivando a equipe.