Empreendedor | Apresente sua empresa em 5 minutos

Desenvolvimento de Líderes. Pitch de elevador.Empreendedor, se alguém perguntar o que sua empresa faz, você seria capaz de explicar isso de forma atrativa em menos de 5 minutos? Se sua resposta é “talvez”, “não sei” ou “posso tentar”, comece já a preparar e treinar seu elevator pitch, denominação usada para se referir a uma apresentação sucinta, impactante e com duração de 1 a 5 minutos.

Mas por que tão pouco tempo para explicar algo tão importante como o seu negócio? Porque nem sempre há muito tempo disponível, especialmente em eventos grandes em que os empreendedores pretendem fazer networking ou em encontros casuais com potenciais clientes, parceiros ou investidores.

Para ter esse discurso na ponta da língua, elabore a mensagem contemplando os seguintes tópicos:

a) mercado-alvo e necessidade atendida: demonstre, objetivamente, qual o direcionamento de seu negócio e que lacuna ou demanda específica ele supre. Trata-se de uma contextualização bastante direcionada.

b) como o produto/serviço atenderá esta necessidade: exponha o que sua empresa oferece, com destaque para alguns (não todos) os serviços.

c) sua inovação/diferenciação: evidencie o que há de diferencial em seus produtos ou serviços. Não exceda três atribuições, pois, em comunicação, esse número é o ideal para garantir maior retenção da sua mensagem.

d) equipe: ressalte diferenciais de formação ou atuação dos profissionais que fazem parte do seu negócio.

e) aspectos mercadológicos: a depender do contexto em que você fará o seu elevator pitch, vale a pena ressaltar o modelo do negócio, a expectativa de crescimento ou a necessidade de investimento. Essa parte final, portanto, tem que ser adaptada às circunstâncias e ao seu interlocutor, mas recomenda-se que você prepare os três itens, para tê-los “à mão” conforme precisar.

Incluir todos esses tópicos em um tempo tão diminuto é altamente desafiador e requer poder de síntese por parte do empreendedor. Para um elevator pitch de 1 minuto, menos detalhes serão apresentados; para um de 5 minutos, é possível informar algumas especificidades. Mas o que importa é garantir uma apresentação impactante, atrativa e que gere resultados para o negócio.

Portanto, ser empreendedor em uma sociedade cada vez mais pautada pela velocidade, pelo grande volume de informações e pela novidade requer uma grande habilidade comunicativa, especialmente direcionada para curtas apresentações como são o elevator pitch. Planeje, treine, apresente e bons negócios!

Vivian Rio Stella é professora, pesquisadora e sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. A especialista é graduada, doutora e pós-doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutoranda do grupo Atelier Linguagem e Trabalho, da PUC-SP.

Desenvolvimento de Líderes. Motivando a equipe.