Liderança e Empreendedorismo: Coleman e Invicta

Liderança: W. C. Coleman e o começo da The Coleman Company.À primeira vista a relação entre máquina de escrever, lampião e garrafa térmica poderia sugerir o trabalho de um escritor, certo? Errado. Trata-se sim de uma história de empreendedorismo e liderança.

No começo dos anos 1900, W. C. Coleman percorria os Estados Unidos como caixeiro viajante vendendo máquinas de escrever, sempre atento às necessidades dos desbravadores americanos e também às oportunidades.

Naquela época, o lampião era um bem de necessidade básica, e ele, já com alguma idade passou a não enxergar bem. Foi quando teve a ideia de melhorar o projeto do lampião, garantindo mais luz, menor consumo de combustível e mais segurança.

A liderança da Coleman representada em seu produto mais tradicionalNascia a , que hoje é uma gigante em produtos esportivos e de lazer outdoor.

No Brasil, o professor, João Fernando Sobral, sempre acreditou que o momento de tomar um café em família ou com amigos é muito especial. Daí sua busca por uma garrafa térmica capaz de conservar, proteger e que fosse acessível aos brasileiros.

Nascia a , a mais tradicional fabricante de garrafas térmicas do Brasil, empregando 850 colaboradores e exportando para 40 países.

Liderança e Empreendedorismo: Coleman e Invicta juntas

Em 2012, as empresas se uniram e um novo capítulo passou a ser escrito, agora com a participação ativa do Recursos Humanos da Invicta.

Imagine uma empresa familiar e tradicional que dorme com um R.G e acorda com um passaporte… Foi assim que a equipe da Invicta recebeu a notícia e naturalmente a insegurança tomou conta. Receio das decisões futuras, novos profissionais sendo contratados, uma nova cultura sendo implantada.

O primeiro passo do RH foi manter o diálogo aberto e franco. Notícias boas e ruins foram dadas em primeira mão aos colaboradores, depois para o mercado. As mudanças foram antecipadas e cada conquista compartilhada mostrando que o orgulho de uma marca não deveria suplantar a outra.

Um intenso e amplo ofereceu informação e ferramentas para que as equipes pudessem vencer os conflitos, entender as mudanças e buscar a excelência. O e o participaram ativamente deste processo.

Liderança com um RH Estratégico de verdade!

Agora um novo capítulo começa e mostra como o RH pode e deve ser estratégico para o negócio. Setembro marca o início da distribuição dos produtos Coleman através da força de vendas da Invicta. E, mais uma vez, as novidades são contadas de dentro para fora. Os colaboradores foram os primeiros a conhecer os produtos, que foram espalhados pelo gramado da fábrica em Pouso Alegre (MG), com direito a almoço especial e camiseta comemorativa.

O resultado? Sorrisos de orgulho e motivação, que certamente combinam com a luz do lampião e o sabor de um bom café.

O coaching, André Lodi conhece os produtos Coleman com o gerente de RH, Van der Laam.Liderança: os produtos Coleman expostos no gramado da Invicta, em Pouso Alegre (MG)O gerente de RH da Invicta, Van der Laam testando os produtos ColemanDSC00200A equipe de RH da Invicta mostra como agregar valor ao negócio.

 

Liderança: curso, palestra e treinamento. Desenvolvimento de Líderes.