Cliente se acorrenta em frente loja para reclamar do atendimento

em São Borja (RS) passou 24 horas acorrentado na frente da loja para reclamar do atendimento recebido. E na sua empresa, tem cliente pensando em fazer o mesmo?

Aposto que, quando você é mau atendido nem fica surpreso, não é? O espanto vem quando somos tratados com atenção, educação e prioridade. Um amigo empreendedor costuma dizer que “nem sempre o cliente tem razão, mas deve ter sempre a prioridade”.

É totalmente correto. Infelizmente, as relações de consumo nem sempre são harmoniosas, daí a importância dos órgãos de defesa do consumidor, mas a empresa inteligente trata o consumidor com prioridade.

Isto quer dizer: ser rápido na resposta, atencioso ao ouvir e educado ao responder. Há um outro ditado que diz: cliente fiel é cliente satisfeito.

Desenvolvimento de Líderes. Atendimento ao cliente.De acordo com a American Marketing Association, a cada ano uma empresa perde pelo menos 10% de seus clientes.  Para quem acha pouco, vale dizer que a conquista de novos clientes pode exigir cinco vezes mais investimentos do que a manutenção deles. Portanto, trata-se de um assunto de importância estratégica para as empresas.

Se ainda persistem dúvidas sobre os índices de fidelização de clientes, basta criar uma planilha contendo todos os clientes, ano a ano. Analise a lista de clientes atendidos até dezembro do ano passado. Depois, compare com as empresas atendidas este ano. Se 10% dos clientes que constavam na lista de 2013 não tiverem feito nenhum negócio com sua empresa, isso resulta em uma margem de retenção de 90% – índice realista em termos de produtos e serviços de necessidade estratégica e excelente em outros tantos negócios. Obviamente, esse tipo de comparação deve ser aplicado apenas em serviços e produtos que geram continuidade.

Ao analisar caso a caso os clientes que deixaram de contratar os seus serviços, verá que na maioria das vezes poderia ter sido feito algo para aumentar esse índice de retenção.

Até mesmo uma análise superficial dos acontecimentos revela que tudo poderia ser diferente se pequenas manobras de aproximação e interesse tivessem sido colocadas em prática.

Num , um trabalho essencial para evitar que o cliente insatisfeito se acorrente na frente da sua empresa.

 

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.