Alta Performance | Seus sonhos ficam no “quase”?

Desenvolvimento de Líderes. Nunca desista de seus sonhos.Costumo definir a alta performance como a nossa capacidade de “tirar mais suco da mesma laranja”, obtendo melhores resultados com o mesmo tempo, energia ou dinheiro investido. Na prática é o processo de tornar sonhos em realidade. E você, tem realizado seus sonhos?

Normalmente, os processos de planejamento estratégico, definição de metas e orçamento são ligados às organizações. Entretanto, estas mesmas ferramentas podem (e devem) ser utilizadas na vida pessoal.

Há algum tempo, participo do processo de desenvolvimento de líderes na , que vem passando pelo processo de internacionalização desde que se fundiu com as gigantes Jarden e . O processo envolveu quase todos os setores da empresa e uma das etapas consiste em aplicar na vida pessoal os indicadores de produtividade e qualidade.

Depois de alguns encontros com um grupo de líderes da produção, recebi um depoimento muito especial. Um dos líderes confessou que sempre teve dificuldade em controlar o desejo de consumo e que isto prejudicava muito a economia doméstica.

Aplicando os indicadores e as ferramentas de planejamento, este líder conseguiu reduzir seu nível de endividamento e controlar melhor as finanças da família. A melhor conquista foi sentida no relacionamento entre ele e a esposa. Isto é buscar a alta performance!

Alta Performance: sem sacrifício não há vitória

Entretanto, tornar sonhos em realidade não é uma coisa simples. Na verdade, costumo ver as dificuldades do caminho como um grande teste de perseverança, pois quanto maior o sonho, maiores são as dificuldades e o que separa os realizadores dos “chorões” é a capacidade de se levantar depois de um tropeço.

O site da tem um artigo muito interessante, escrito por Heidi Grant Halvorson, que trata sobre mais uma ferramenta de produtividade chamada Método “Se..então”. Para ele, 50% das pessoas não realizam seus sonhos simplesmente porque não conseguem se planejar.

A mesma opinião tem o especialista em comportamento humano da , “quando perguntamos para alguém qual o seu sonho, temos dificuldade em responder”. Para ele, as metas são vagas, não tem data, não são específicas.

Se você quer sair do “quase” pense nestas dicas:

:: Específica – tenha clareza de onde quer chegar. Não seja vago dizendo que “quer ser feliz”, seja objetivo: quero me formar em Direito, por exemplo.

:: Tempo – é preciso colocar data para a realização de cada meta, do contrário ficará na armadilha do “um dia em faço isto”.

:: Mensurável – aquilo que não é medido, não pode ser melhorado. Se no seu trabalho, a organização cria indicadores, faça o mesmo na sua vida pessoal.

 


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.