Vendas: falhas das grandes redes podem ajudar os pequenos

Lojas dificultam a vida do consumidorJá prestou atenção em como anda difícil a vida do consumidor? Na ânsia de criar novas maneiras de melhorar o relacionamento, grandes redes de varejo estão destruindo a experiência de compra.

Não importa o setor, não importa o seu cargo, não importa o ramo da empresa, sem venda ela não existe.

Pensando nisto, melhorar a experiência de compra é uma obrigação e um desafio diário, de todos da empresa. Caprichar no atendimento telefônico, criar um ambiente agradável para receber o cliente, um marketing criativo e eficaz, entre outras ações são muito importantes, mas o momento da verdade acontece no ato da compra.

No caso do varejo é quando o cliente entra na loja e decide pela compra. E nos últimos anos, o varejo fez um dever de casa importante. Vem investindo cada vez mais em , em programas desenvolvimento de líderes e na inovação das lojas.

Mas nos últimos tempos, vem perdendo a mão e tornando o processo de compra um momento muito chato.

A experiência de compra é fundamental para a fidelização

Cartão Fidelidade

Com a desculpa de oferecer vantagens, brindes, descontos especiais e o que mais a imaginação mandar, a função do cartão fidelidade é oferecer informações sobre hábitos de compra e também para o CRM da empresa.

Com estes dados uma gestão inteligente pode “manter contato” e fazer você voltar mais vezes à loja.

Entretanto, a pressão sobre os funcionários para “abrir” novos cartões faz com que eles insistam demais… Caso você não tenha e não deseje ter, terá que dizer o “não” várias vezes.

O cartão deveria ser um atrativo e não uma insistência.

Garantia Estendida

Mais uma importante ferramenta para aumentar o faturamento das redes, mas de pouca valia para o consumidor.

Uma pesquisa do Procon SP mostrou que 92% dos consumidores contrataram o serviço após a insistência do vendedor; 71% não sabe como funciona; 63% nunca usou a garantia estendida e dos que usaram 56% não foram atendidos porque o problema era um “risco excluído”.

Mas assim como o cartão fidelidade, os colaboradores tem metas exigentes para a garantia estendida e mais uma vez insistem com o consumidor…

Campanhas Solidárias

Outra moda entre as redes de varejo que só aborrecem o consumidor.

Normalmente depois de fazer o pagamento no caixa, o atendente “sugere” que você doe o troco para uma campanha solidária. Mas a campanha é de quem? Sua ou da empresa?

Não questiono o valor da ajuda ou o mérito das instituições que recebem a doação, mas você já foi informado sobre quanto do lucro da empresa foi doado para a instituição?

Raramente. E mais raramente ainda verá uma prestação de contas sobre o valor arrecadado e o destino dado a ele.

As lojas deveriam facilitar sua vida

A experiência de compra deve ser cercada de cuidados que facilitem a vida do consumidor. Preocupe-se em oferecer um atendimento rápido e cordial, um ambiente limpo e agradável, equipes que sorriam e tenham a exata compreensão da importância da sua presença na loja.

O resto é aborrecimento.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.