Desemprego vai aumentar no Brasil em 2014

desemprego no Brasil em 2014O desemprego no Brasil vai crescer em 2014, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo a OIT, depois de promover uma redução importante da taxa de desemprego nos últimos anos, a economia brasileira vai inverter a tendência durante o ano. “Será um desafio para o Brasil criar novos postos de trabalho em uma situação de desaceleração”, alertou a entidade.

Em 2007, o Brasil tinha uma taxa de desemprego de 8,1%. Em 2013, o índice caiu para 5,9%. Mas, agora, a tendência é de que volte a subir.

Segundo as projeções da OIT, o Brasil terminaria 2014 com 100 mil desempregados a mais e uma taxa de 6%. Este número está associado à turbulência nos mercados financeiros e no .

Na semana passada, o IBGE revelou que abril havia registrado a menor taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas desde 2002. Mas o País abriu apenas 105.384 vagas formais de trabalho em abril, o pior resultado para esse período desde 1999, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho.

Torres acredita que, a partir de 2015, a recuperação dos países ricos ajudará o Brasil a voltar a crescer. A partir do ano que vem, a previsão é de que a taxa de desemprego volte a cair. Ela passaria a ser de 5,8% e, em 2019, seria de 5,7%.

Em números absolutos, o Brasil somava 7 milhões e 800 mil pessoas sem trabalho em 2007. Em 2013, esse número caiu para 6 milhões e 300 mil.

Economia mais lenta também no Sul de Minas

O esfriamento da economia também está sendo sentido no Sul de Minas. Empresas ligadas ao setor automotivo, principalmente, já estão fechando vagas.

Mesmo assim, o saldo no quadrimestre (janeiro a abril), segundo o , ainda se mantém positivo nas quatro maiores economias do Sul de Minas:

Extrema – 775 novas vagas

Varginha – 602 novas vagas

Pouso Alegre – 415 novas vagas

Poços de Caldas – 209 novas vagas

Entretanto, a velocidade na criação de novas vagas já mostra a desaceleração da economia e as projeções são de números negativos nos próximos meses.

Elev Call to action

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.