Líder Motivador em 5 passos

líder motivador em 5 passosEsqueça as fórmulas complexas e cheias de referência. É possível ser um Líder Motivador com 5 dicas importantes. Um grande líder é aquele profissional capaz de engajar seus colaboradores e unir sua equipe em prol do objetivo da empresa.

Ter uma equipe capacitada não é tudo. A motivação é o que impulsiona o ser humano a querer fazer o que sabe e o que pode. Um profissional motivado tem melhor capacidade de concentração, está mais disponível para o trabalho, é movido pela vontade de cumprir seus objetivos e participa de maneira proativa. Por isso, .

E essa tarefa não é simples, principalmente quando a equipe é grande e se dispersa facilmente. Para você, que quer se tornar um líder capaz de influenciar seus subordinados e, assim, extrair os melhores resultados a partir deles, temos algumas dicas.

Saiba quais as 5 principais características que um líder motivador deve incorporar ao lidar com sua equipe:

1 – O Líder Motivador se Comunica Bem

Assim como o líder precisa falar com os funcionários e dar ordens, ele também deve ter prazer em ouvir as reivindicações dos seus colegas. A comunicação é bidirecional e não pode ser hierárquica. Ainda, o líder precisa se comunicar claramente para que todo grupo entenda quais são os objetivos e onde se pretende chegar. Não deve haver ruídos na comunicação entre líder e subordinados. Por isso, o bom líder deve ser bom comunicador.

2 – O Líder Motivador Sempre Participa com o Grupo

O líder motivador participa juntamente com sua equipe dos projetos da empresa. Não se pode esquecer que o interesse do líder é, em pequena escala, que seus colaboradores atinjam suas metas individuais. Então, para que a missão maior se cumpra, todos devem participar juntos. Outra vantagem de estar participando ativamente da vida corporativa com seus funcionários é que, assim, cria-se um ótimo relacionamento entre todos da equipe, além da confiança e do respeito que você vai conquistar deles.

3 – O Líder Motivador Esta Sempre Próximo dos Colaboradores

Um líder não pode criar barreiras que distanciem-no dos seus funcionários. Isso atrapalha a comunicação, o bom relacionamento e, inevitavelmente, o desempenho do grupo. Estando todos próximos, é possível conhecer cada um individualmente. Conhecer quem você lidera é extremamente importante para saber de quem cobrar mais ou de quem exigir menos em determinadas tarefas. Assim, pode-se extrair o máximo de cada indivíduo, otimizando o processo e chegando mais rapidamente aos resultados.

4 – O Líder Motivador Preocupa-se com a Equipe

O líder deve preocupar-se não somente com seus interesses particulares, mas com os membros da sua equipe. Se o profissional sente que seu superior está junto dele nessa batalha diária, ele fica mais motivado para ajudar o grupo.

5 – O Líder Motivador Respeita as Individualidades

O líder conhece e respeita as individualidades dos seus colaboradores. Sabe que cada um, com suas deficiências e qualidades, são importantes para a empresa. Um funcionário que tem seus acertos reconhecidos pelo líder, fica mais motivado para continuar acertando. Da mesma maneira, quando um erro é trabalhado pelo líder de forma cordial, o colaborador não se sente desmotivado e nem deixa que isso atrapalhe seu rendimento no futuro. Esse comportamento por parte do líder faz com que os colaboradores confiem ainda mais nele.

Melhore a produtividade de seus colaboradores