5 Dicas para manter o entusiasmo no trabalho

Pesquisas apontam que o dinheiro não é a única solução para se ter felicidade no trabalho.

Construindo equipes motivadas

Muitas pessoas pensam que estar feliz no trabalho é receber um salário bem remunerado, mas pesquisas apontam que nem sempre a remuneração é o     principal motivo para um profissional estar contente e satisfeito com a instituição em que atua.

Segundo pesquisas realizadas pela ONU – Organização das Nações Unidas, com trabalhadores brasileiros, o dinheiro pode camuflar os sentimentos negativos e alguma insatisfação do profissional, e assim se tornar o único fator de sobrevivência do funcionário, dentro de uma empresa.

“Os principais motivos para a insatisfação no mundo corporativo são o estresse ocupacional e principalmente o esgotamento na área em que atua”, pontua o diretor do Grupo Encanto Telecom, Robson Costa.

Há relatos de que mesmo com a infelicidade pessoal, o colaborador consegue ser produtivo profissionalmente, agora, quando a situação é inversa, os funcionários afirmam que não conseguem ter uma boa vida pessoal se estiver desequilibrado na empresa em que atua, isso porque a tensão pode gerar dores de cabeça, cansaço exagerado e dores de estômagos.

Pensando em auxiliar colaboradores empresariais que sofrem com a infelicidade no trabalho e deixa-lo cada vez mais produtivo, o diretor do Grupo Encanto Telecom, dá 5 dicas importantes de como amenizar a pressão que passamos diariamente no ambiente de trabalho.

1-    Planeje suas tarefas – Se organizar é o primeiro passo para começar a planejar o seu dia. Quando o profissional consegue pontuar seus afazeres e segui-los a risca, é possível que isso gere mais autoconfiança e automaticamente aumente seu nível de satisfação. “Uma dica para conseguir se organizar com clareza, é anotar todos os afazeres em uma agenda ou planilha e sempre ficar de olho se está seguindo o cronograma”, comenta Robson.

2-    Dê uma pausa para descansar – Para se ter um ótimo desemprenho, é importante dar um tempo para o seu corpo relaxar, ou seja, o essencial não é trabalhar em excesso e sim, focar nas atividades diárias. “É importante dar pausas curtas e cronometradas ao longo do expediente, característica que pode ser fundamental para a melhoria da concentração e sensação de bem-estar de seu corpo e mente no dia a dia”, pontua Robson.

3-    Durma bem, faça exercícios físicos e coma de maneira saudável – O seu corpo é reflexo de como você cuida dele e do que você come, por isso, é importante realizar 30 minutos de exercícios físicos diários, “as atividades físicas aumentam a sua disposição, mas não se esqueça que além de exercícios, seu corpo precisa de uma boa noite de sono”, sugere. Além disso, existem alimentos que podem recuperar a sua energia ao longo do dia e mantém o corpo com toda a disposição necessária, como refeições que incluam soja, beterraba e até damasco.

4-      Separe profissão da vida pessoal – Saber fazer essa separação é fundamental para viver bem consigo mesmo e com a família, pois levar problemas do trabalho para a casa não favorece a convivência com os familiares, e problemas familiares levados ao trabalho também contribuirão negativamente para o seu desempenho. O segredo aqui é ver a vida com bons olhos, ou seja, enxergar que nem tudo pode ser um problema e encarar a vida de forma leve,  sem perder a seriedade.

5-    Consulte um profissional – Se mesmo com todas as alternativas anteriores você ainda achar que não é suficiente para se sentir feliz, a alternativa é procurar um especialista que possa auxiliá-lo a entender o que falta dentro de você, para assim, encontrar a sua felicidade, onde quer que seja.

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.