Treinamento é diferencial para pequenas empresas

Treinamento aumenta competitividade das pequenas empresasPesquisa do Sebrae Minas revela que 52% dos empresários irão oferecer qualificação para os funcionários.

Mais da metade das micro e pequenas empresas mineiras pretendem capacitar os funcionários em 2014. Em 2013, apenas 32% dos empresários de pequenos negócios ofereceram algum tipo de qualificação aos seus colaboradores. É o que mostrar o estudo Capacitação nas Micro e Pequenas Empresas feito pelo Sebrae Minas com 1.600 empresários mineiros dos setores de comércio, serviços e indústria.

Das oito regionais pesquisadas no estado, o Norte (69%), Rio Doce (59%) e Jequitinhonha e Mucuri (56%) foram os que tiveram o maior percentual de empresários que querem capacitar seus funcionários. A região Noroeste foi a que apresentou menor quantidade de empresários (29%) interessados em oferecer o benefício aos empresários neste ano.

De acordo com o levantamento, dos 52% dos empresários que irão oferecer treinamento:

66% com foco no setor administrativo

63% na área comercial 

49% no setor financeiro

A indústria (57%) é o setor que mais pretende capacitar em 2014, na frente dos serviços (54%) e comércio (48%), que não obtiveram nem a metade dos empresários dispostos a oferecer capacitação.

Para 49% dos empresários o melhor horário das capacitações seria no período da noite e 19% disseram que o dia da semana mais propício seria na segunda-feira, uma vez por semana (47% dos entrevistados) e com carga horária de até 2h.

A pesquisa também mostrou que 22% dos entrevistados utilizam a internet como principal canal para a busca de informações e contratação de treinamentos.

Em 2013, o percentual de empresas que capacitaram seus funcionários (32%) foi menor que em 2012 (42%). A maior parcela dos funcionários que receberam este benefício, em 2013, foi nas áreas administrativas (61%) e comerciais (53%).

O setor que mais qualificou, no ano passado, foi a indústria (40%), seguida pelos serviços (34%) e comércio (29%). Em relação a regional, a que teve o maior número de empresas que treinaram o pessoal foi o Norte (44%) e em menor número o Noroeste (10%).

Capacitar para aumentar os lucros

Equipes qualificadas são mais produtivasAo qualificar sua força de trabalho, , eficiência de processos e fideliza clientes. Tudo isto resulta numa empresa mais organizada, mais competitiva e com melhor rentabilidade.

Mas investir apenas no colaborador não basta, para o empreendedor é essencial investir em si mesmo. Seja no estudo formal (curso superior ou outros), seja no , mas também participando de eventos com outros empreendedores.

Manter a mente aberta e atenta é vital para o sucesso nos negócios.

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.