Segurança no ambiente de trabalho

Cuidados com a postura no ambiente de trabalhoSempre que se fala em Segurança do Trabalho muitos imaginam que esse conjunto de normas preventivas são aplicadas apenas em ambientes insalubres…

…como as grandes indústrias que exigem o uso de capacetes, máscaras e cintos de segurança, por exemplo. Mas todo ambiente de trabalho, seja qual for seu porte ou seguimento, pode oferecer algum tipo de risco ao bem estar físico dos colaboradores.  Já observou bem o ambiente do seu escritório? Reconheça qualquer perigo e evite acidentes. Fique atento!

Ergonomia. Essa é a ciência que estuda a interação dos seres humanos com o trabalho que ele executa.  É o conjunto de regras e posturas que vão adequar os objetos que manuseamos com o bem estar de nossos corpos.

No escritório, cuide da sua postura e da posição correta de sua mesa e seu computador: mantenha o topo da tela na altura dos olhos e a uma distância de um braço de comprimento; a cabeça e os ombros devem estar eretos e relaxados; antebraços e punhos devem ficar em linha reta em relação ao teclado; a região lombar deve se manter apoiada adequadamente no encosto da cadeira; caso não seja possível manter os joelhos em um ângulo de 90° quando os pés estão no chão, utilize um apoio para os pés.

Evite quedas. Escorregões, tropeções e quedas são as causas mais frequentes de acidentes em qualquer ambiente de trabalho, e podem ser facilmente evitados se a organização do espaço estiver bem planejada. Os espaços de circulação devem estar sempre livres, sem armários, caixas, mesas ou cadeiras pelo caminho. Fique atento aos fios e carpetes que podem se soltar e causar acidentes, mantenha-os sempre bem fixados. Caso o material do piso seja escorregadio, o ideal é a aplicação de fitas antiderrapantes, saiba por que aqui.

Iluminação. Grande parte da nossa percepção é baseada no que enxergamos, e a iluminação ideal deve ser o mais próxima da luz natural do dia e espalhada de forma regular. O ideal é o uso de lâmpadas de teto, com distância entre elas, emitindo uma luz de igual intensidade de maneira uniforme.

Equipes engajadas

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.