7 Mantras do Profissional de RH

Desenvolvendo líderes e equipes motivadasO dia-a-dia, muitas vezes nos envolve numa rotina e acabamos por esquecer alguns pontos que devem sempre nortear nosso trabalho. Os 7 Mantras ajudam a lembrar.

1. TODO TRABALHO É TRABALHO DE PROJETO. PORTANTO NÃO SE PROTEJA. PROJETE-SE!

Encare cada atividade como sendo um projeto que, portanto precisa ter parâmetros, objetivos, indicadores, tempo de entrega, interfaces, tudo muito claro com começo, meio e fim muito bem definidos.

2. EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO. VOCÊ ESCOLHEU SER RH? ESCOLHEU SERVIR!

Profissionais de RH de um modo geral existem nas organizações tão somente para servir. É fundamental que este profissional reconheça que só está ali para prestar um serviço para quem produz o resultado do negócio. É lamentável que alguns ainda se posicionem atrás de suas mesas e seus guichês destratando Colaboradores da operação…

3. FOQUE O RESULTADO DA TAREFA E NÃO A TAREFA.

Perigosa armadilha! Cuidado! Muitos ainda se atém demais à tarefa e se esquecem que esta tarefa só faz sentido se produzir um resultado prático e útil ao negócio, do contrário estará cumprindo uma rotina burra. Realizar entrevistas de desligamento, por exemplo, com todos os demissionários e não tabular esta pesquisa e trabalhar os dados apresentados, não tem significado algum. Os RHs das empresas estão cheios de atividades obsoletas e desnecessárias.

4. LEVE À ORGANIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MAIS A SÉRIO.

A desorganização suga toda sua energia, confunde e te faz perder tempo. Tenha sempre gavetas, pastas, arquivos em perfeita ordem. Você não precisa exatamente de “5s”, precisa ter ordem. Todos os documentos pessoais da empresa são de posse dessa área. Um perfil desorganizado deve ser aniquilado desse meio!

5. PENSE QUE VOCÊ É UMA EMPRESA CONTRATADA. SÓ VAI GANHAR SE PRODUZIR!

Seja um Consultor Interno. Se interesse pelos outros e se faça sempre presente. Esteja nas reuniões da operação semanalmente. Ofereça sua área para ajudar. Questione sobre os problemas e discuta junto com os Gerentes de área as melhores soluções. De preferência colabore para que as ideias saiam da cabeça do seu cliente. Assim a adesão é sempre maior. Dê a cara a tapa!

6. FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É PERFEITO. TEM HORAS QUE VOCÊ CONSEGUE

Seja o Protagonista em suas ações. Se entregue aos seus projetos. Faça as coisas com vontade de fazer! Esqueça o relógio. Não faça nada pela metade! Realize suas atividades com desejo de acertar. Só apresente o produto quando puder visualizar uma entrega completa! E não faça isto sem antes ter um bom check list em mãos.

7. ACREDITE NA SUA INTUIÇÃO. PODE VOAR!

Acreditar naquilo que lhe surge na mente e martelar é fundamental para sua segurança, autoestima e sucesso em seus projetos. Não existe um manual de RH que tenha o poder de prever todas as contingências que enfrentamos na lida diária das grandes empresas.

Muita gente ainda acredita que fazer mais do mesmo é igual a mudar. A mudança verdadeira, só acontece quando há uma real transformação no seu modo de operar e de se comportar.

Fabrício Maurício é Psicólogo, especialista em Gestão de Pessoas, escritor e autor do livro Batalha Interior – Escolhas da Vida publicado pela Editora Pandorga. É Coach e Consultor de RH da Wiabiliza – Soluções Empresariais.

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.