O seu RH dá lucro?

Corbis-42-24159876Alta dos juros, inflação, baixo crescimento da economia. Como o RH da sua empresa pode ajudar a melhorar os resultados financeiros?

No final de 2013, no evento “”, realizado em Atibaia (SP), junto com o coach, André Lodi, tentei mostrar o quanto o RH será importante para um bom resultado em 2014.

Foram preciso apenas dois meses deste ano para que minha opinião fosse confirmada. O COPOM manteve sua postura de aumento de juros para tentar frear a inflação, num gesto que vem se repetindo desde o ano passado.

Para piorar algumas questões tem dificultado a vida de muitas empresas. Escassez de chuvas, um possível racionamento de energia elétrica, falhas constantes nos serviços de telefonia e internet, estradas saturadas, manifestações cada vez mais agressivas…

Fica difícil pensar em estratégias de ampliação de mercado, aumento de vendas ou recomposição de margens de lucro.

Corbis-42-18120697

Rasgando Dinheiro

Há algumas semanas participei do processo de diagnóstico em uma indústria eletrônica .

Usando indicadores comuns ao RH e acrescentando números de produtividade, comprovou-se um prejuízo anual de R$ 12 milhões ao ano.

Isto mesmo: R$ 12 milhões ao ano. Prejuízo gerado pelo absenteísmo.

Ora, olhando para dentro de casa, investindo em programas de retenção e engajamento de talentos esta empresa pode melhorar tremendamente seus resultados, mantendo a mesma margem de lucro e sem ampliar sua área comercial.

No evento em Atibaia, relembrei uma frase famosa de Tom Jobim: “O Brasil não é um país para amadores”.

O desempenho da economia mostra isto, ou melhor, nos exige este nível de profissionalismo.

Já passou o momento em que discutimos se o RH é estratégico ou não. Agora é hora de mostrar em números o quanto o RH da sua empresa é capaz de gerar resultados e contribuir para o negócio.

A organização em que o RH não for ouvido, não tiver apoio ou não entregar resultados terá um 2014 muito complicado.

feed_copa_2014Se você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.