Melhores do Ano: sua empresa está na lista?

Corbis-42-16854696É só chegar o final do ano e começam as listas dos Melhores do Ano ou os Top de 2013, indústrias e comércios que conquistaram a opinião pública. Você acredita que as empresas listadas na sua cidade são as melhores? A grande maioria das pesquisas é caça níquel, pesquisas de fachada feitas para tirar dinheiro das empresas homenageadas e ser uma boa fonte de receita para “pesquisadores” espertalhões.

Ainda me surpreende que comerciantes e empresários sérios caiam neste tipo de armadilha. Digo armadilha porque o diploma de mérito na parede da empresa, não muda nada. É possível encontrar entre estes melhores do ano, empresas famosas pelo péssimo atendimento ao cliente, frequentadores assíduos do PROCON e até mesmo empresas famosas pelas irregularidades trabalhistas.

Num mundo onde as , basta uma pequena busca em fóruns ou páginas de opinião e veremos as avaliações feitas por consumidores boas ou ruins. Isto mostra que ao invés de gastar dinheiro com estas premiações ilusórias, os empresários deveriam .

Eu sempre desafio leitores e participantes de minhas palestras a listarem cinco, apenas 5 empresas, que tenham tido um atendimento nota 10. Ninguém até hoje conseguiu. Listam uma, duas até três e param por ai. Então como é possível que várias listas nos mostrem os melhores do ano?

Esta cultura vem de antes da internet, de uma época em que o cliente sofria calado, não tinha pra quem reclamar. Então, pesquisadores de má fé, perceberam que ao listar os melhores do ano em jornais, revistas e rádios, isto influenciava o comportamento de outros consumidores, como se fosse uma chancela de qualidade. Era um instituto, com nome em inglês normalmente, dizendo que em tal empresa se podia confiar.

Hoje ninguém mais recorre a estas listas, o consumidor está muito mais atento às opiniões de seus pares e muito menos confiante na publicidade. Uma página simples no Facebook, sem efeitos mirabolantes, mas com uma conversa verdadeira, honesta e respeitosa com seus clientes, é muito mais poderosa do que qualquer lista de melhores do ano. As recomendações que um profissional ou empresa recebe no Linked In, são muito mais sérias do que uma pesquisa feita com desconhecidos.

Estes empresários deveriam se lembrar que não existem atalhos. É preciso trilhar sim o caminho da excelência, pare de gastar tempo, dinheiro e energia com afagos ridículos e falsos, e, passe a investir seriamente num e o transforme num defensor da sua marca. Somente isto é capaz de coloca-lo entre os melhores do ano, de verdade.

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.