9 empreendedores brilham no Prêmio MPE Brasil

Prêmio MPE Brasil 2013Nove empresas mineiras são vencedoras da etapa estadual do . As empresas concorreram em dez categorias e foram premiadas pelas experiências inovadoras em gestão de micro e pequenas empresas. As vencedoras receberam troféu, selo e certificado e irão disputar a final nacional com as empresas vencedoras nos 27 estados e no Distrito Federal, no dia 24 de março de 2014, em Brasília.

“O Prêmio MPE Brasil é um reconhecimento àqueles que investem na qualidade, inovação, capacitação, e com isso, transformam suas empresas em negócios competitivos. São exemplos que devem ser seguidos por todo empreendedor que deseja se destacar no mercado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Lázaro Luiz Gonzaga.

Das nove empresas vencedoras, quatro são do Sul de Minas. São elas: Fazenda das Almas (Cabo Verde) venceu a categoria Agronegócios, Bacana Bolsas (Varginha), o Comércio, Zertico (Itajubá) a categoria de Serviços de Tecnologia da Informação e a Academia Sport (Extrema), que recebeu dois destaques em Boas Práticas de Responsabilidade Social e em Inovação.

vencedores do prêmio MPE Brasil 2013No Triângulo Mineiro, outras três empresas ganham o prêmio. Na cidade de Araxá foram duas empresas, a Araxá Ambiental, na categoria Serviços e a Cultura Inglesa, na categoria Serviços de Educação. Na mesma região, na cidade de Uberaba, o Restaurante Santa Brasa venceu na categoria Serviços de Turismo.

Na região Central do estado as vencedoras foram a Soma Usinagem Industrial (Conselheiro Lafaiete), na categoria Indústria, e Solitec (Itaúna), que também venceu na categoria Serviços, juntamente com a Araxá Ambiental, citada anteriormente.

Nesta 18ª edição da premiação mais de 6,3 mil pequenos negócios se inscreveram em Minas Gerais e concorreram nas categorias: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Saúde, Tecnologia da Informação, Turismo e Serviços. Há ainda o destaque para as Boas Práticas de Responsabilidade Social e o destaque de Inovação.

As vencedoras foram avaliadas em relação às práticas gerenciais e resultados como ganho de qualidade, produtividade, rentabilidade e relacionamento com o cliente.

O Prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ),

Bons resultados

Na última edição do prêmio, a Fazenda dos Patos, na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, venceu a etapa nacional, na categoria Agronegócios, do Prêmio MPE Brasil 2012. A final foi disputada em abril, em Brasília.

Vencedoras Prêmio MPE Brasil – Etapa Estadual

CATEGORIA AGRONEGÓCIOS

Fazenda das Almas

Cidade: Cabo Verde

Atividade: Cultivo de café tipo exportação (produtor rural)

Sobre a empresa: A Fazenda é produtora de café tipo exportação, com forte atuação nos mercados europeu, japonês e canadense. Possui certificações nacionais de qualidade do produto, expeditos por órgãos como a Emater, Alfenas Café e Cooxupe e certificações internacionais como a Rainforest Alliance Certified e UTZ. A fazenda possui corredores ecológicos e áreas de recirculação da água do despolpamento do café. Faz a quantificação dos gases de efeito estufa. Também promove o controle de adubações nitrogenadas, plantio e conservação de reserva legal e de preservação permanente, plantio de eucaliptos e cedros australianos em áreas impróprias para a cafeicultura.

Contato: (35) 3796-1150

CATEGORIA COMÉRCIO

Bacana Bolsas

Cidade: Varginha

Atividade: Comércio

Sobre a empresa: A empresa atua há dez anos na venda de bolsas, malas, mochilas, carteiras na cidade de Varginha, Sul de MInas. A empresa elabora relatórios de caixa, movimentação de estoque, apuração de resultado, informações sobre o colaborador e sobre os clientes. As informações são compartilhadas por meio de reuniões semanais com toda a equipe, nas quais são analisadas compras, vendas, metas, sugestões de melhoria, expectativas e necessidades dos clientes. Os colaboradores participam de cursos e treinamentos. A empresa criou um relatório de informação do colaborador que possibilita identificar as necessidades, elogios e sugestões dos clientes. As sugestões mais significativas são analisadas e implantadas na empresa.

Possui indicadores de resultados que permitem avaliar a implementação e o alcance das estratégias, as metas estabelecidas e o desempenho do negócio. As reclamações recebidas são registradas. Após serem avaliadas, os clientes recebem um feedback da empresa.

Os impactos negativos ao meio ambiente são identificados e amenizados como uso de sacolas biodegradáveis, sacolas de papel, controle de água e luz com análise mensal, adoção do copo de vidro e destinação adequada de pilhas e baterias. Os fornecedores da empresa são selecionados e avaliados segundo critérios definidos por meio do histórico de vendas, feira de negócios e indicadores de clientes.

Contato: (35) 3221-5905

CATEGORIA INDÚSTRIA

Soma Usinagem Industrial

Cidade: Conselheiro Lafaiete/MG

Atividade: Industrial

Sobre a empresa: Atua com fabricação de componentes industriais, possui um diferencial competitivo por estar em constante atualização de maquinários. Acompanha as tendências de mercado.

A empresa faz análise do desempenho mensalmente por meio do monitoramento dos seguintes indicadores: pontualidade, redução de gastos, horas extras, índice de acidentes, absenteísmo, faturamento, compras, lucratividade, emprego gerados.

As estratégias e metas estão estabelecidas e comunicadas aos colaboradores por meio de reuniões. Os clientes são segmentados em dois grupos: siderurgia e mineração e suas respectivas necessidades são obtidas por meio de ordens de serviço e visitas técnicas.

As reclamações dos clientes são recebidas via e-mail ou contato telefônico, gerando um Boletim de Divergência que é prontamente analisado para que o cliente receba a solução para o problema.

A satisfação do cliente é avaliada trimestralmente por meio de formulário. A empresa possui um plano de destinação de resíduos e estimula os funcionários a participarem de ações sociais.

Os processos principais do negócio estão documentados considerando as necessidades do cliente e a Norma NBR ISO 9001. As finanças da empresa são controladas por meio de relatórios gerenciais e contábeis.

Contato: (31) 3763-5947

CATEGORIA SERVIÇOS

Araxá Ambiental

Cidade: Araxá

Atividade: Industrial

Sobre a empresa: A empresa atua na área de meio ambiente, presta serviços para empresas das áreas de mineração, energia, galvanoplastia, laticínios, metalurgia, pecuária, química, petrolífera, agricultura, fertilizantes e saneamento ambiental. Realiza serviços de consultoria, assessoria, monitoramentos ambientais e análises de água e efluentes, na área de resíduos sólidos o laboratório realiza ensaios.

Criou um sistema informatizado Mapa de Coletas onde são analisados dados de desempenho do produto e processos.

Os dirigentes investem constantemente em capacitação dos funcionários como graduações e especializações, além da participação constante em cursos do Sebrae, feiras e palestras. Os colaboradores que participaram com as ideias são reconhecidos financeiramente. A pesquisa de satisfação é transformada em indicadores.

Por meio de pesquisa junto a clientes são obtidos os pontos positivos e negativos dos concorrentes e essas informações são usadas para melhoria dos serviços prestados.

Possui a certificação ISO 17025, que garante o cumprimento do padrão de seleção e avaliação dos fornecedores, sendo avaliados os fornecedores críticos e ações são tomadas nos casos em que existem desvios de fornecimento por parte destes.

No quesito ambiental, a empresa instalou caixas para armazenar água com resíduos. Depois de tratada a água é reutilizada nos banheiros da empresa. Os resíduos sólidos são encaminhados para a coleta do município, assim como os efluentes líquidos para a rede coletora do mesmo.

Contato: (34) 4366-1344 

Solitec

Cidade: Itaúna

Atividade: manutenção em equipamentos eletrônicos industriais

Sobre a empresa: A Solitec Eletrônica Industrial presta serviços de manutenção em equipamentos eletrônicos industriais de mais de 300 fabricantes catalogados mundialmente. Atua em indústrias automobilísticas, alimentícias, siderúrgicas, mineradoras, metalúrgicas, têxteis, farmacêuticas, entre outras. Desenvolve soluções em automação de acordo com as necessidades do cliente. Constrói painéis de comando e centros de controle de motores.

A análise do desempenho da empresa é realizada nas reuniões mensais com a participação dos dirigentes e responsáveis pelos indicadores de desempenho.

O compartilhamento de informações com os empregados ocorre regularmente, por meio de práticas como reuniões diárias, setoriais e mensais, treinamento de nivelamento organizacional, circulares, quadro de aviso.

Os dirigentes investem regularmente em seu desenvolvimento gerencial, como MBA, treinamentos sobre os fundamentos da excelência e sistema de gestão e, participação em feiras e eventos com inovações do setor.

Os empregados são formalmente incentivados a apresentarem ideias que podem se converter em inovações.

Existem procedimentos para recebimento e tratamento das reclamações recebidas dos clientes, como controle de produtos fora de conformidade, relatórios e consultas ao cliente, que são informados sobre as soluções dadas às reclamações.

Resíduos de placas e equipamentos de manutenção (baterias, resíduos de solda, resíduos de componentes eletroeletrônicos) são destinados ao ponto de coleta, para serem recolhidos pelos fabricantes (logística reversa). Além disso, são tratados os resíduos de documentos e papéis e feita separação do lixo.

São desenvolvidas diversas ações e projetos sociais com envolvimento dos empregados, como campanha do agasalho, doação de brinquedos para crianças carentes, doação para o Hospital do Câncer de Divinópolis.

Contato: (37) 3242-3030

SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

Cultura Inglesa

Cidade: Araxá

Atividade: Serviços de educação

Sobre a empresa: A Cultura Inglesa oferece cursos de inglês para os diferentes perfis de clientes, atuando há mais de 30 anos na cidade. Os clientes são agrupados de acordo com a faixa etária, série, nível de proficiência, teste de nivelamento, quanto às necessidades de aprendizagem e ainda pela carga horária.

As reclamações são registradas em um caderno de reclamações. É realizada pesquisa com todos os alunos, que avaliam o desempenho dos professores. Esta pesquisa é registrada em sistema informatizado e repassada a cada professor de forma sigilosa, para que os profissionais fiquem cientes de sua avaliação para a tomada de ações de melhoria.

Todas as informações para o planejamento, a execução e análise das atividades e para a tomada de decisão estão definidas em procedimentos. E todos os colaboradores são treinados e capacitados para que conheçam esses procedimentos.

Todas as quintas-feiras são realizados treinamentos de capacitação e multiplicação

do conhecimento voltados para colaboradores. São promovidas visitas de benchmark entre empresa associadas.

Existe um calendário de capacitações elaborado pela organização da empresa, que coordena os treinamentos internos a cada semestre e de acordo com a necessidade de cada professor.

Desde 2000 os processos são controlados por meio de acompanhamento de metas e resultados, sendo tomadas ações de melhorias para os casos em que são observados desvios durante o monitoramento desses resultados.

Contato: (34) 3662-2963

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Zertico

Cidade: Itajubá

Atividade: Serviços de Tecnologia da Informação

Sobre a empresa: Empresa voltada a hospedagem de web sites, armazenamento em nuvem e plataformas de serviços Empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá. As reuniões semanais são registradas. Quinzenalmente são feitas em reuniões com todos os colaboradores

Os dirigentes implementaram a cultura do Plano de Ação (Empretec 2011), com definição de metas e objetivos. Os indicadores de desempenho são divulgados em quadros nas salas de produção, visíveis a todos os colaboradores.

Os clientes são agrupados de acordo com o tipo de serviço contratado, as necessidades e expectativas são identificas por meio de feedbacks e acompanhadas pelos gerentes de contas. A satisfação dos clientes é avaliada por meio de um questionário.

A empresa utiliza práticas sustentáveis como: controle constante do uso da energia, uso de canecas para evitar descartáveis e baterias descartadas no banco de recicláveis.

A capacitação dos colaboradores é realizada por meio do desenvolvimento de operações estruturado em um plano de treinamento de três meses, monitorado e avaliado.

Os fornecedores são avaliados por desempenho nos mercados, qualidade, confiabilidade, projetos de expansão, qualidade das máquinas. São constantemente reavaliados por índices de desempenho.

Contato: (35) 3629-1616

SERVIÇOS DE TURISMO

Restaurante Santa Brasa

Cidade: Uberaba

Atividade: Alimentação

Sobre a empresa: Empresa de origem nacional atua no mercado de alimentação, tendo como principal produto a preparação de carnes nobres. Criada em 2010, a empresa participou do programa de adoção de Boas Práticas de Fabricação. Elaborado cardápios em braile dando oportunidade para deficientes visuais frequentarem o restaurante.

Mensalmente, o dirigente reúne-se com os colaboradores para apresentar os resultados de produção, estoque, vendas, financeiro, clientes, sistema de pontuação de colaboradores e fornecedores. São discutidas ações para introdução de novos produtos ao cardápio chamado Prato do Che. A planilha do programa de bônus é utilizada para acompanhamento dos planos de ação e indicadores.

Nas reuniões mensais com os colaboradores, o dirigente participa ativamente compartilhando informações adquiridas por meio de visitas a outros estabelecimentos. O restaurante é referência em sua rede de franqueados e detém o modelo de gestão que é compartilhado com os colaboradores.

As apresentações das oportunidades de inovação ocorrem nas reuniões mensais nas quais cada colaborador é incentivado a apresentar a introdução de novos ingredientes ao cardápio.

Para identificação das oportunidades de inovação são consideradas informações de mercado, estoque de produtos, ineditismo e processos internos. O coordenador operacional e o dirigente avaliam a viabilidade de implementação da sugestão e são inseridas no cardápio.

Todas as ações de marketing passam por avaliação e são realizadas pesquisas com os clientes, incluindo degustações para identificar necessidades e expectativas.

Há diversas formas de obtenção de informações dos clientes pelo departamento de marketing. Entre as apresentadas estão pesquisa de satisfação, entregue ao cliente juntamente com a conta e as avaliações de satisfação nas redes sociais.

São desenvolvidas ações para minimização desses impactos ambientais como, por exemplo, a coleta seletiva do lixo, coleta do óleo usado, instalação de filtro eletrostático nas cozinhas e ar condicionado sustentável.

Semestralmente a empresa seleciona instituições para promoção de ações sociais. Com a

participação de colaboradores foi elaborado cardápios em braile.

Uma lista com os fornecedores é utilizada para acompanhamento. Todos os produtos são etiquetados, garantindo a rastreabilidade.

Contato: (34) 9927-7676

DESTAQUE EM BOAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESTAQUE EM INOVAÇÃO

Academia Sport

Cidade: Extrema

Atividade: comercio de artigos esportivos e academia

Sobre a empresa: Desenvolve práticas de incentivo aos colaboradores que identificam oportunidades de melhorias, inovações e ideias que promovem o crescimento da empresa. Mensalmente é feita a análise de todos os indicadores ligados as principais estratégias do negócio e as metas revisadas todo final de ano.

Todo fim de mês os dirigentes verificam se as metas foram alcançadas. Se o resultado for positivo há um jantar de comemoração com os funcionários do setor.

Possui uma planilha onde são registradas todas as reclamações de clientes, que são feitas através de formulário de reclamação/satisfação. De acordo com os dirigentes, as reclamações são tratadas imediatamente.

A pesquisa de satisfação de clientes acontecem duas vezes por ano e o feedback é realizado por avisos e ou indicador (gráficos) divulgados nos quadros de gestão a vista. O retorno para os colaboradores é feito pelos dirigentes individualmente e coletivamente quando necessário.

As reclamações e sugestões dos clientes da academia são analisadas pelos dirigentes e caso as sugestões sejam para melhorias e se adequem aos processos da empresa, as mesmas são acatadas e realizadas, como por exemplo as melhorias nos equipamentos de musculação, foi uma sugestão de cliente e essa melhoria trouxe novos clientes.

Promove projetos que demonstram o comprometimento com a comunidade, são eles:

* Geração Saúde: O governo paga 50% e a academia os demais 50% de jovens obesos, esses jovens são moradores do orfanato da cidade, para participar do programa é necessário ter boas notas no colégio e bom comportamento no orfanato.

* Dia do Desafio: Programa mundial, funciona como um dia de atividades ao ar livre em diversos pontos da cidade, as atividades são gratuitas, no ano passado foram mais de 12 mil pessoas fazendo atividades na cidade.

* Projeto Saúde no Parque: Projeto social em parceria com a prefeitura, realizado trimestralmente, a academia é responsável por verificar pressão arterial, dicas para uma vida saudável, teste de flexibilidade e diversos serviços de saúde aos visitantes.

Contato: (35) 3435-3225

Agenda 2014

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.