Garanta boas vendas no Natal

Venda mais no NatalOs gastos com consumo na região Sudeste do país devem chegar a R$ 793 bilhões em 2013, um avanço de 15% em comparação com 2012 e o que equivale a 18% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, esse valor também representa metade do total do consumo do país. E o Natal é a alta temporada das compras, mas sua equipe está preparada?

Em muitas empresas o Natal é o período de ganhar o ano, para outras o desempenho de 2014 está intimamente ligado às compras de final de ano. Mas no meio de tanta tecnologia e virtualização, as empresas estão esquecendo um detalhe básico: as pessoas compram de pessoas.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Não importa se a compra foi feita pela internet, lá dentro da empresa há um monte de gente que vai cuidar da logística, do faturamento, dar orientações, etc. Nos shoppings, supermercados, boutiques, concessionárias de carros e outras tantas lojas, o face a face é ainda mais determinante.

E não é difícil fechar bons negócios no Natal, já que as pessoas querem mesmo comprar e o 13º salário dá um impulso a mais. Isto não quer dizer que o consumidor está disposto a ser mal atendido, todos nós queremos um tratamento educado, cordial, e, se o atendimento ainda tiver uma pitada de surpresa, melhor ainda, sua empresa atingirá o patamar do encantamento.

Sua equipe gosta de pessoas?

Motive sua equipe de vendas para o NatalA primeira pergunta é: seu vendedor gosta de gente? A segunda é: seu vendedor gosta do que faz? E a terceira: seu vendedor gosta da empresa? Seja humilde para ouvir as respostas, seja atento para perceber se o comportamento dele é coerente com as respostas.

Lidar com gente não é fácil, é cansativo, as jornadas de trabalho no Natal são extensas, e, fazer tudo isto sem ter prazer, não dá. Sua equipe TEM que gostar do trabalho, pois se estiver ali apenas pelo salário, sua empresa vai queimar o filme pelo resto do ano.

Pense no conforto da equipe durante o Natal, um lanche surpresa ajuda a repor as energias, elogie o desempenho e se for possível pense em recompensas extras, isto vai fazer sua equipe brilhar ainda mais. Outro detalhe importante, não espere o último momento para contratar temporários, eles precisam de tempo para se ambientar, saber localizar produtos e prestar um atendimento ágil ao cliente.

, são um combustível extra para sua equipe.

Você gosta de pessoas?

Por incrível que pareça, há inúmeros líderes, gerentes e empreendedores que não gostam de gente. Neste caso você deve mudar de emprego, vender a empresa ou delegar a função para quem curte o assunto. Você imagina um cantor de sucesso que não goste de cantar? Que seja tímido diante de multidões? É a mesma coisa, o sucesso anda de mãos dadas com o prazer e a competência.

Mas digamos que você não tem escolha neste momento, certo? O melhor é desenvolver um líder de vendas e ficar o menor tempo possível junto aos clientes, cuide do controle do caixa, das mercadorias ou de outros processos que você domina com mais prazer.

Pessimismo contagia! Preste atenção em si mesmo, se está desanimado, reclamando a todo momento, não espere que sua equipe esteja entusiasmada. Não dá para cobrar resultados do seu colaborador, quando você acredita que as vendas serão ruins, que o cliente não tem dinheiro para gastar, etc.…. Ânimo! Afinal você é o espelho da equipe!

Sua empresa gosta de seus funcionários?

Digo sempre que a experiência do seu cliente começa com a experiência do seu funcionário. É impossível esperar cordialidade de alguém que é tratado aos berros. É injusto esperar paciência e bom humor de alguém que é tratado como um ser de segunda classe.

Como sua equipe é tratada? Antes de responder pense: quando você fala da empresa, dá destaque aos computadores, máquinas e prédio ou à sua equipe? Quando pensa em vender mais, atingir melhores resultados, produzir com maior eficácia, inclui sua equipe na recompensa?

Empresas de todos os portes e setores estão com enormes dificuldades para contratar e reter seus talentos. As pessoas querem melhores salários sim, mas não apenas isto. Querem ser tratadas com respeito, querem fazer parte de algo inteligente, com uma razão para trabalhar.

Cumprimente seus colaboradores com sinceridade, chame-os pelo nome, conheça suas famílias, entenda suas motivações e será um líder.

Faça deste Natal, o melhor Natal de sua empresa, por causa de sua equipe.

Garanta boas vendas no Natal

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Categorias: vendas 4 comentários