Falando de liderança com adolescentes

motivação para jovensA busca pelo sucesso nos faz olhar pra cima, é natural, mas, há momentos em que olhar dos lados é fundamental. Falar de motivação, metas, trabalho em equipe, diversidade para adolescentes é sempre um desafio interessante e uma oportunidade fantástica.

O convite veio do coordenador do , Amadeu Cardoso, na cidade de Extrema (MG). São adolescentes já acostumados as dificuldades e decepções da vida, lidam com poucos recursos, nenhum privilégio, mas que .

liderança para jovensConfesso que tive um pouco de dificuldade ao preparar a conversa, adequando forma e conteúdo ao adolescente atual,lembrando sempre do momento de vida destes em especial. Tinha de ser rápido, objetivo, divertido e, principalmente, demonstrar respeito a eles.

E ao final, foi muito bom ouvir espontaneamente: “já acabou? Quando a gente gosta passa rapidinho”. Foi a deixa para que a conversa se estendesse um pouco mais, ficasse mais informal e divertida. Percebi então, que poderia passar muito mais tempo conversando com eles, . No final, quem estava mais empolgado era eu.

Para aqueles jovens será impossível dar uma ordem e esperar que ela se cumpra apenas pela hierarquia. , alguém que tenha a habilidade e o empenho de estar junto e não de caminhar à frente. Por outro lado, são jovens que não pensam duas vezes para defender alguém ou uma ideia que acreditam. São engajados por natureza. Não fazem parte do seleto grupo de adolescentes que estão se acostumando a ter tudo na mão, protegidos das dores do mundo. Não, serão guerreiros, e se continuarem acreditando em seus sonhos, serão vitoriosos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.