Brasil: campeão mundial de… turnover!

Baixa remuneração e falta de reconhecimento são os principais motivos

rotatividade e turnover de funcionáriosO Brasil é o campeão mundial em rotatividade de funcionários, aponta pesquisa global da Robert Half realizada com 1.775 diretores de RH de 13 nacionalidades, sendo 100 brasileiros. No País, , mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.

Para Mário Custódio, gerente da divisão de RH da Robert Half, os números traduzem a disputa por profissionais qualificados no Brasil. “Apesar de a economia não estar tão aquecida quanto o esperado, as empresas não pararam de contratar, principalmente se nos referirmos à mão de obra especializada”, afirma.

Os principais motivos citados para essa ‘dança das cadeiras’ acelerada foram baixa remuneração e falta de reconhecimento, desmotivação e preocupação com o futuro da companhia. De acordo com a pesquisa, , já que 59% dos entrevistados entendem que a saída dos executivos é justificada.

O RH como parceiro do negócio

Para muitos executivos a importância e até mesmo a existência do RH não é clara, pensar num RH como parceiro do negócio é ainda um conceito distante para a grande maioria. Vou dar um exemplo, a equipe de mecânicos da Fórmula 1, tem em média 20 segundos para apresentar um bom serviço no pit stop, do contrário, pode destruir toda a estratégia da corrida e até mesmo custar a colocação do piloto. Tente imaginar este grau de excelência com um mecânico sendo trocado toda semana? Agora imagine o tamanho do desafio de um líder que recebe em sua equipe entre 10 e 20 novos colaboradores… Como pensar em produtividade? Em excelência?? É impossível.

A rotatividade custa caro e a empresa paga bem mais de uma vez. Paga a primeira vez quando desembolsa os custos diretos da demissão e contratação, paga novamente os custos de treinamento, uniforme e outros; paga pela terceira vez quando se leva em conta o tempo que o novo colaborador levará para atingir uma maturidade produtiva; paga novamente ao fortalecer a imagem de uma empresa ruim para se trabalhar e paga uma vez mais ao entregar um serviço ou produto sem qualidade para o cliente…

Desafios e Oportunidades para os Líderes

Desafios e Oportunidades para os LíderesCansados de ver esta situação sendo perpetuada, os diretores da Elev Soluções Inteligentes em Desenvolvimento Humano, André Lodi e Adriano Carvalho, idealizaram um evento onde negócios e gestão de pessoas são discutidos na mesma mesa; um evento onde números e liderança falam a mesmo língua: o seminário Desafios e Oportunidades para os Líderes.

Em 2013, na primeira edição, estiveram juntos 200 convidados representando 42 empresas diferentes, vindos de 11 cidades mineiras e paulistas. Afinal, a discussão foca a região entre Atibaia (SP) e Pouso Alegre (MG), o Eixo Fernão Dias. A região tem recebido alguns dos maiores investimentos empresariais, mantem taxas de crescimento e geração de empregos acima da média nacional.

; faz parte da equipe de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Extrema (MG) e da coordenação do Clube de RH de Extrema e Região, além de coordenar o Café com RH de Pouso Alegre (MG). Fica por conta dele a apresentação dos números de movimentaram o Eixo Fernão Dias em 2013 e apontar quais as tendências para 2014.

Fica para o especialista em comportamento humano, coach e consultor de RH, André Lodi, a tarefa de mostrar como os números constroem estratégias de gestão de equipes de alta performance. André Lodi traz na bagagem a experiência de quem liderou equipes em algumas das maiores empresas de consumo do país e hoje orienta outros líderes a usarem os mesmos conhecimentos com excelentes resultados.

Para garantir ainda mais qualidade ao seminário Desafios e Oportunidades para os Líderes, o local escolhido é o Atibaia Residence Hotel, acostumado a receber com excelência os melhores eventos empresariais da região. No programa, além das palestras, está o Network Coffee, um momento especial para que cada convidado amplie sua rede de contatos e desenvolva novas parcerias.

O desafio está lançado. A oportunidade está apresentada. A escolha é sua.

2014 | Desafios e Oportunidades para os Líderes

Local: Atibaia Residence Hotel – Atibaia (SP)

Agenda: Dia 13/11 – 4ª Feira – 19:00 horas

Inscrições: clique aqui para acessar o formulário eletrônico

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.