Mapa do Emprego em Minas Gerais

Mapa do emprego em Minas GeraisO primeiro semestre de 2013 mostrou um desequilíbrio grande entre as 854 cidades mineiras, para algumas, o movimento da economia significou o fechamento de postos de trabalho, enquanto outras conseguiram resultados bastante positivos. Confira.

No Sul de Minas entre as quatro cidades com maior PIB a criação de novos postos de trabalho, entre janeiro e julho de 2013, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho:

:: Pouso Alegre – 2.195

:: Extrema – 2.128

:: Varginha – 1.444

:: Poços de Caldas – (-) 497

O resultado no Sul de Minas foi garantido por grandes empreendimentos como a inauguração do Shopping Serra Sul, em Pouso Alegre. Entretanto, por mais positivo que tenha sido o ano na região, outras cidades mineiras apresentaram números bem superiores:

:: Belo Horizonte – 13.150

:: Uberlândia – 4.515

:: Urucânia – 4.175

:: Contagem – 3.957

:: Nova Serrana – 3.688

Para analisar com mais detalhes os .

Rotatividade nas empresas ainda é enorme

Os números acima representam apenas o saldo positivo ou negativo na geração de empregos, entretanto, a rotatividade gera um número muito superior. Em parte, o movimento de turnover é justificado pela grande oferta de vagas, assim o trabalhador está empregado mas sempre de olho numa oportunidade melhor.

Por outro lado, temos visto um trabalho ainda tímido das empresas em e é impossível falar em produtividade, excelência ou alta performance com uma equipe que está sempre mudando. Ao fidelizar o colaborador, a empresa pode garantir a criação da Cultura Corporativa, reduzir custos de contratação, ter melhores resultados na produção e no atendimento ao cliente.

Para que um Programa de Retenção de Talentos tenha resultados efetivos é preciso investir num tripé: Desenvolvimento de Líderes, Programa de Benefícios e Comunicação Integrada. Se você quer saber mais veja este post:

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.