Habilidade comportamental é barreira para sucessão de CFOs

habilidades que faltam para o seu sucessoPesquisa revela que falta de talento interno é mais grave no Brasil. Mais de um terço dos CFOs (Chief Financial Officers) brasileiros ainda não identificaram o sucessor para o cargo caso fosse necessário deixar o posto repentinamente, de acordo com levantamento da Robert Half com 2525 diretores financeiros de 17 países. 

A principal dificuldade, segundo 49% dos participantes, é a falta de talento interno – o maior número entre os países, sendo que a média mundial foi de 34%.

“Nos últimos dois anos, houve um aumento de expansão no mercado como um todo. Agora, as empresas estão olhando mais para dentro, para áreas de suporte como a contábil, em busca de mais rentabilidade”, explica Fábio Saad,  gerente sênior das divisões de Finanças e Contabilidade e Mercado Financeiro da Robert Half.

Segundo a pesquisa, pelos diretores financeiros para posições de liderança, além das qualificações técnicas.  Para Saad, os atributos são também os mais difíceis de encontrar nos profissionais do setor. “. O contador, por exemplo, tem uma formação muito técnica, geralmente é uma pessoa mais reservada e que não tem uma visão global de gestão”, diz.

Para os CFOs brasileiros, as ferramentas que mais podem contribuir para a formação desses profissionais são os programas de coaching e mentoring (29%) seguido de treinamento interno (27%) e treinamento externo (21%).

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera sete divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem mais de 350 escritórios presentes nos EUA e Canadá, Europa, Ásia, América Latina e Oceania.

habilidades comportamentais para líderes e equipes

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.