Como destruir uma reunião de negócios

desenvolvimento de líderes. reunião de negócios.Ter a oportunidade de apresentar um projeto de negócios é sempre uma oportunidade de ouro. Não importa se você está defendendo um produto, um serviço ou mesmo um projeto para o seu departamento. NÃO cometa estes erros.

Respeite o tempo das pessoas. O tempo se transformou no bem mais precioso de qualquer pessoa. O seu tempo é curto, o meu também é. Se você tem 5 minutos ou 1 hora trate com respeito, seja pontual e relevante. contando piadas ou fazendo rodeios sobre o assunto. Seja objetivo, claro, conciso. Ao mostrar que as informações que oferece são relevantes, a reunião de 5 minutos pode durar horas. Do contrário, a sensação de “perder tempo” é cruel e cria uma imagem péssima.

Faça o dever de casa. Se está disposto a abordar um problema, tenha certeza de ter o máximo de informações sobre. É terrível quando no meio de uma apresentação alguém ergue o braço e diz: “mas isto já foi discutido e solucionado”. Além de estudar o problema em questão, saiba qual o momento da empresa e da equipe que vai estar presente. Se no momento da reunião, outras pessoas forem chamadas, pergunte o nome e o cargo delas. É educado e inteligente.

Dentro deste ponto também incluo a organização da apresentação. Vai apresentar fotos? Organize de forma a criar uma linha de entendimento. Vai apresentar slides? Tenha na ponta da língua todas as informações, se for para ler o slide, o cliente não precisa de você.

Seja humilde. Dizer que “sabe todos os problemas e tem todas as soluções” é a maior furada. É como desafiar os presentes a encontrarem furos no seu projeto. Seu trabalho vai agregar ao trabalho, pode trazer um novo olhar sobre o tema, usa técnicas que ainda não foram usadas no processo, etc. Você desejar somar, nunca substituir os talentos que já estão lá.

Apresentação pessoal. Você só terá uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Tome cuidado com a roupa e os acessórios. Nada de chicletes ou balas enquanto faz a apresentação. Se tem dificuldade em falar em público, . Todos os grandes apresentadores e palestrantes, também se aperfeiçoaram.

Diga a que veio. É comum participar de reuniões onde no final, ninguém sabe qual era a missão do apresentador. Você tem 1 minuto para deixar claro o que você vai fazer pelo cliente. Então não gaste este 1 minuto lendo seu currículo ou dizendo que você é o cara, porque nada disto vai atrair o cliente. Diga claramente, em uma frase curta, o que você vai fazer. Se não conseguir, repense todo o projeto, é sinal de que nem você sabe porque precisa da reunião.

O importante não é o que você quer, mas o que seu cliente quer. Mantenha seu foco no que é importante para ele, esqueça o que você acha que é importante, ele é quem diz o que é importante. Só vá para a reunião quando souber o que é.

Decidi escrever este post porque hoje participei de uma reunião onde o consultor teve a oportunidade de se apresentar para o board de uma importante empresa. Ao final da reunião, uma hora depois, ele ficou sozinho recolhendo suas coisas, enquanto as pessoas gargalhavam no corredor sem saber o que ele queria dizer. Seria cômico, se não fosse trágico.

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Treinamento e Desenvolvimento de Liderança. Motivação.