Fórum do Café com RH é sucesso

Café com RH de Pouso AlegreUma equipe de mecânicos de Fórmula 1 deve fazer o pit stop do carro em 20 segundos ou menos. Consegue imaginar um trabalho executado com tamanha excelência numa equipe com turnover de meros 15%? Pois é, não dá para falar em excelência sem discutir a retenção de talentos.

O problema é que algumas questões, ultrapassam a competência da empresa. O que fazer? O Café com RH de Pouso Alegre parece que descobriu o caminho.

As cidades da região de divisa entre os estados de Minas e São Paulo vem se transformando num . O aumento no PIB, na oferta de empregos e no número de empresas instaladas supera em muito a média nacional. Do lado mineiro, Pouso Alegre e Extrema vem se destacando, mas a oferta de empregos e o número de empresas aportando revela desafios importantes a serem superados pelas cidades.

O primeiro deles é o , muito ligados à falta de uma cultura industrial na região. A maior parte dos trabalhadores vem da agricultura e não estão habituados aos rigores, horários e objetivos da carreira industrial. Mas não é só, a grande oferta de empregos e os baixos salários oferecidos também contribuem para a .

O jornalista, Adriano Carvalho coordenando o debate no Café com RH de Pouso AlegreUma tarefa que encontra ainda o agravante da pouca qualificação destes trabalhadores, cenário que aumenta os custos e o esforço que o RH tem de fazer para reter talentos.

De olho neste quadro, o Café com RH, grupo de profissionais de Gestão de Pessoas de Pouso Alegre e Região, realizou no dia 19/7, o I Fórum de Desenvolvimento onde debateu na presença do vereador, Hamilton Magalhães, representando o Legislativo e o secretario de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Raphael Prado, representando a prefeitura. Executivos das principais indústrias estiveram presentes e o evento foi aprovado com louvor.

No final da discussão dois grandes passos foram dados, será iniciado o estudo para a criação de um Centro de Treinamento Profissional, e o Café com RH anunciou a realização do RH no Bairro onde os profissionais levarão voluntariamente informações sobre trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas e palestras para um bairro da cidade.

Se desejar conhecer os números que embasaram a discussão, os slides estão abaixo.

Como atrair e reter talentos

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.