Cadeia de Comando e Liderança: essenciais para sua empresa

Desenvolvimento de Líderes. Cadeia de comando.Sabe quando uma empresa tem mais cacique do que índio? Pois é, falta a Cadeia de Comando ou Cadeia Escalar.

Você conhece alguma empresa familiar que precisa se profissionalizar? Pois é, o número é enorme. São empresas que nasceram da visão de um empreendedor e seja pela sucessão ou pelo crescimento necessitam agora, profissionalizar sua gestão. Tenho visitado várias empresas com este perfil e minha sugestão é definir o quanto antes a Cadeia de Comando.

Cadeia de Comando segundo a definição da Wikipédia:

Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.”

Pode parecer bobagem, mas faz uma grande diferença na rotina da empresa. Saber qual o “quadrado” de cada um pode representar maior agilidade na tomada de decisões, a diminuição drástica dos conflitos de autoridade, a redução de custos e tudo isto vai representar um cliente sendo melhor atendido.

Há vários pontos de vista a respeito da Cadeia de Comando nas empresas, visões mais modernas e outras mais conservadoras. Acredito que a escolha irá depender do estágio da sua empresa e também do nível cultural dos gestores. Não adianta tentar começar com um modelo complicado, porque as dificuldades farão com que seja abandonado antes de estar implantado.

Vou sugerir duas fontes para consulta um arquivo sobre Estrutura Organizacional em PDF e uma apresentação sobre Estruturas Organizacionais no Slideshare. Sugiro ainda a leitura do artigo que pode trazer boas ideias.

De qualquer maneira, a organização da sua empresa pode representar o tempo de vida que ela terá pela frente. O consumidor esta a cada dia mais exigente com os produtos e serviços que vem recebendo, a concorrência está cada vez mais acirrada, o controle de custos é cada vez mais sensível e a busca pela produtividade da equipe uma constante. Isto tudo quer dizer que, se você ficar parado no tempo, logo não terá empresa para cuidar.

Se não conseguir sozinho, busque ajuda seja no Sebrae ou organizações como Endeavor, Aliança Empreendedora entre outros.

Olá! Se você gostou do artigo, compartilhe com os amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Assim você vai compartilhar conhecimento e ajuda a divulgar o Caminhando Junto. Obrigado!

Melhore a produtividade de seus colaboradores