Venda mais com atendimento de qualidade

Venda mais com atendimento de qualidadeCom um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, a principal pergunta de toda empresa é: como vender mais? O primeiro passo é lembrar que as coisas mudaram, a oferta de produtos e serviços é enorme e a internet mudou completamente a maneira como consumimos.

É claro que este é um assunto para horas de conversa, mas vou tentar resumir em 5 conceitos fáceis de memorizar.

1. Vender é fácil, difícil é entregar.

Aprendi esta frase com o consultor de benefícios, Leonardo Askar, e nunca mais esqueci. Quando estamos diante do cliente usamos mil artimanhas para fechar o negócio. Prometemos tudo, de desconto à brindes. Como se a entrega não fosse parte do compromisso, esquecemos que há sempre o dia seguinte. Não precisamos fazer nenhuma pesquisa no Google para termos histórias assim, isto aconteceu com todo mundo. A entrega demorou mais do que o prometido, o preço não foi bem o que o vendedor falou, a qualidade então…

É preciso ter em mente que vender uma vez é pouco, nossa meta é vender sempre. Para isto honestidade e respeito com o consumidor é básico. Ir além e tratar com gentileza, atenção e antecipação é encantar o cliente e para isto chegamos no segundo conceito.

2. A experiência do cliente começa na experiência do colaborador.

Seus funcionários gostam da empresa? Se pudessem seriam seus clientes? Já perguntou isto a eles? E está cheio de empresa assim, grandes e pequenas. Pense… porque seu funcionário gostaria da empresa? Não vale dizer que paga em dia, que nunca atrasou e que respeita os direitos dele, isto também é básico.

Como você se relaciona com seus funcionários? E seus líderes? Grande parte dos desafios de . As empresas até investem no desenvolvimento dos liderados, mas quando falamos de desenvolver os líderes: “não precisa, eles já estão prontos”. O líder deveria ser o primeiro a solicitar programas de desenvolvimento de pessoas, mas corre deles. E ninguém deveria ocupar um cargo de líder sem ter feito parte de um bom programa de desenvolvimento.

3. Cuide da reputação da sua empresa.

Algumas empresas gastam uma fábula de dinheiro para criar campanhas de marketing maravilhosas e mesmo assim lideram os , tem inúmeros processos trabalhistas por assédio moral ou geram um impacto tremendo no meio ambiente. Seria mais sensato, usar o dinheiro para corrigir estes problemas, não acha?

Pode ser uma empresa, um produto ou um profissional, a opinião das pessoas sobre você é que vai decidir qual reputação você tem. O resultado está muito ligado aos conceitos anteriores. Então, pare de rasgar dinheiro, pergunte primeiro o que as pessoas pensam da sua empresa, se não conseguir fazer isto sozinho peça a opinião de pessoas que serão honestas com você.

Cruze estas opiniões com os problemas que você enfrenta no dia-a-dia. Se você está toda semana na Justiça do Trabalho, já tem um caminho…

4. O site da sua empresa não é parquinho de diversões.

Entre os profissionais de comunicação há uma piada muito comum, “quando o empresário diz que vai colocar o sobrinho para cuidar do site porque ele entende tudo de internet”. Bem, também entendo muito de carros e nem por isto vou consertar o motor de um. Cada um no seu quadrado.

O site é o seu cartão de visitas virtual, é onde sua marca fala para o mundo. Se vai fazer, faça direito. Consulte uma agência ou profissional, pesquise, leia sobre o assunto, visite os sites e fan pages de vários concorrentes. O seu tem que ser melhor.

5. Redes sociais são para relacionamento, não panfletagem.

Pode ser o Facebook, o Linked In, o Instagram ou qualquer outra. Se você ficar panfletando, as pessoas vão te deixar de lado. Na prática, o ato é o mesmo de colocar um garoto entregando panfletos na calçada, não há diálogo, não há relacionamento.

As redes sociais são para conversas, promova debates, faça consultas, peça a opinião das pessoas, conte a história da sua empresa, de um produto ou a sua mesmo. Torne a imagem de sua empresa algo agradável e querido. Você não é um robô, então porque responder como um? Imagine que está conversando com um amigo e siga em frente, na prática é isto mesmo.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.