Demissão | E agora?

Não espere ser demitidoQual o último curso que você fez? Quantos livros leu este ano? Como você é reconhecido pelos colegas e concorrentes? São perguntas simples mas que muita gente tem esquecido de se fazer. Elas são importantes para te manter atento e atualizado e podem ser vitais num momento ruim, por exemplo, após uma demissão.

, se a economia cresce ou não, se há movimentos nas ruas ou não. O fato é que coisas ruins vão acontecer com pessoas boas também. Elas fazem parte da vida e não há como fugir. Do meu ponto de vista, não vale à pena ficar discutindo o motivo, mas sim, estar pronto para se levantar quando cair. O momento em que somos demitidos é realmente ruim, há uma mistura de sensação de fracasso, de rejeição, de raiva, entre outras.

Mas o que você fará em seguida é que vai determinar o seu futuro. Tenho visto e ajudado alguns profissionais, principalmente os mais maduros, após a perda de um emprego ou no momento em que decidem buscar uma oportunidade melhor. E não tem sido fácil.

O acesso ao conhecimento nunca foi tão fácil. Alegar falta de tempo ou de dinheiro não é mais razão para estar desatualizado. A internet está repleta de livros grátis para baixar, de cursos rápidos grátis, de boas palestras no You Tube, de excelentes site sobre todo tipo de informação profissional. Mas a maioria prefere gastar seu tempo no Facebook ou assistindo vídeos engraçados ou, pior, na frente da TV. Então, num belo dia o pior acontece e você é obrigado a preencher um currículo…

A importancia de estar qualificadoHá um ditado antigo que diz: o melhor momento para se conseguir um bom emprego, é quando você está empregado. Vou fazer uma adaptação: o melhor momento para se qualificar, é quando você está empregado. Uma experiência de 10 anos não significa nada quando sua graduação foi feita há 20. O título de líder não significa nada se você não fez sua equipe realizar algum projeto com sucesso. Ser um “boa praça” não significa nada quando você não tem um network forte.

É muito triste ver bons profissionais que estacionaram no tempo, não sabem usar bem a internet, não desenvolveram habilidades estratégicas, porque se sentiam seguros em seus empregos. Pior, ter que muitas vezes dizer isto a eles, é ainda mais duro.

Não espere ser demitido

Minha dica é: antecipe-se. Esteja pronto para boas oportunidades e também para se levantar. Seu currículo deve ser renovado a cada ano, com informações novas, com aprendizados novos. Se todas as suas conquistas tem mais de 2 anos, fique atento, pois está defasado. A responsabilidade por seu desenvolvimento é unicamente sua. A empresa pode ajudar oferecendo uma bolsa ou qualquer coisa assim, mas a decisão é sua.

Recentemente, o Grupo de RH de Atibaia realizou naquela cidade um Café com RH Especial e o Clube de RH de Extrema realizou o II Fórum de Liderança, ambos os eventos foram gratuitos para os participantes dos grupos. Muitos profissionais participaram e mais, levaram outros colegas, profissionais de outros setores, para aprender e conhecer gente nova. Oportunidades assim são ouro. Olhe em volta, vai encontrar eventos de interesse por toda parte, nas faculdades, em associações, congressos, etc., aproveite.

Call to Action Caminhando Junto

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.