Use filmes para motivar sua equipe

Mãos Talentosas A História de Benjamin CarsonVivemos em um país em que a maioria das pessoas, infelizmente, não possui o hábito da leitura. Seja pela falta de tempo ou simplesmente pelo desprazer. Exigir de sua equipe a leitura de um livro, para passar uma mensagem, muitas vezes, pode ser um ato falho, visto que a chance de todos lerem é muito pequena.

Entretanto, acredito que a aprendizagem não precisa acontecer pelo caminho da dor, mas pode ser feita de forma prazerosa. A utilização de filmes é um ótimo exemplo de como treinar os seus colaboradores sem o uso de técnicas maçantes e que, muitas vezes, não funcionam bem.

Existem milhares de filmes de excelente qualidade que transmitem exatamente a mensagem que você precisa reproduzir para a sua equipe, sendo capazes de penetrar em todos os aspectos da vida do indivíduo e provocar mudanças.

Gosto de usar como exemplo dois filmes que acredito passarem ótimas lições. O primeiro é o “”, de Thomas Carter, que mostra que é possível superar adversidades e alcançar sucesso pleno, mesmo em condições nada favoráveis. Outro filme que, de maneira simples e divertida, tem muito a ensinar é a animação “Lucas, um intruso no formigueiro”. Por meio de uma história cativante o filme mostra, entre outras lições, a importância do trabalho em equipe.

Para atingir bons resultados, entretanto, é preciso se atentar a uma série de cuidados que vão desde a escolha do filme, até a maneira como este será explorado. Trata-se de escolher o filme mais apropriado para se trabalhar, de acordo com o seu objetivo, selecionar cenas mais relevantes para serem frisadas e, claro, definir a metodologia que será usada.

As pessoas se sentem inspiradas quando fazem aquilo que gostam, portanto, seguindo todos esses passos é possível perceber que o grupo será capaz de colocar em prática, rapidamente, as lições aprendidas, formando uma equipe muito mais estruturada e bem preparada para encarar qualquer desafio.

Marcia Luz é autora do livro Agora É Pra Valer – A verdadeira história de quem passou de chefe dos outros a líder de si mesmo, é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt-terapia. Também atua como coach executiva e pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching Federation). É Sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.

Call to Action Caminhando Junto

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.