Redes Sociais | 3 Dicas Infalíveis

42-34431675Esta semana numa conversa na , o professor Pablo Moreno me pediu algumas sugestões do que o universitário não deve fazer nas redes sociais afim de cuidar de sua marca profissional. Mais do que não fazer, vou dar algumas dicas do que se deve fazer nas Redes Sociais.

Não importa sua idade ou estágio profissional, o impacto que as redes sociais tem sobre sua carreira vai além do que imagina. Apresenta novos desafios, alguns riscos, mas acima de tudo, muitas e novas oportunidades. Se você ainda tem dúvidas do que fazer para zelar por seu nome nas redes sociais, confira os posts abaixo:

::

::

::

Alunos da Pós em Comunicação e Marketing em Mídias DigitaisNa conversa com o professor, Pablo Moreno a pergunta foi o que não se deve fazer, ao que respondi que a melhor dica é usar o bom senso, aquilo que faria frente a frente com um amigo ou colega do trabalho, também posso fazer na web. Mas indo além, o que é muito mais interessante é saber o que se deve fazer para criar oportunidades e realmente criar uma marca pessoal de valor.

1- Seja exigente com suas escolhas. A internet está repleta de lixo, fofoca sobre famosos e gente querendo virar celebridade, discussões intermináveis sobre futebol, piadas de todos os tipos… Mas a web é muito mais do que isto, é uma maravilhosa janela de oportunidades. Enquanto você está perdendo tempo curtindo uma piada ridícula, outras pessoas mais exigentes estão investindo seu tempo na construção de negócios coletivos ou unindo forças para resolver grandes problemas como no site Um Teto para Meu País ou no grupo Anjos do Brasil, que reúne pessoas comuns para financiar empreendedores.

Nesta troca, além de ajudar na construção de um país melhor, estão conhecendo pessoas inteligentes, engajadas e isto gera um ciclo virtuoso de grandes oportunidades e aprendizado coletivo.

2- Saia de cima do muro. Na Bíblia, na Carta de Laudicéia há a frase “seja frio ou seja quente, não seja morno que te vomito”. O conselho é saber qual o seu caminho, não seja um boizinho de presépio que curte ou compartilha uma bobagem porque todos os seus amigos estão fazendo isto. Tenha opinião própria, seja condutor de suas escolhas. Ao fazer isto, saberá como usar seu tempo, quais as oportunidades que procura e lutará por seus sonhos. Quer viajar para outros países? Quer empreender? Escrever um livro? Descubra sua voz e siga em frente.

Ao fazer isto, estará criando sua marca pessoal através dos “rastros” que deixa na web.

3- As estrelas brilham no escuro. Esta frase pode ser entendida de várias maneiras, mas agora quero mostrar que durante o dia, quando o Sol brilha, tudo o que fizer será igual aos outros. Trabalho, estudo, conversas, etc., tudo igual. Mas, se estender seu esforço um pouco mais, brilhando a noite enquanto todos dormem ou curtem a balada, estará na frente. Não quero dizer que deva deixar de curtir, mas é como um corredor de maratona que na reta final sente o corpo todo doer com uma intensidade incrível e mesmo assim decide aumentar o passo. Seria mais cômodo reduzir, não vencer e dizer para todos que fez o seu melhor.

Não há receita fácil para atingir o sucesso. Trocar algumas horas de sono pela leitura de um bom livro, trocar o final de semana com os amigos por um congresso, trocar a balada por horas de estudo podem fazer a diferença entre uma carreira de sucesso e uma vida medíocre.

Call to Action Caminhando Junto

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.