Liderança | Como andam suas promessas?

Branca_Barão_no_Clube_de_RHO Clube de RH de Extrema e região convidou para o primeiro encontro de 2013 a palestrante, Branca Barão que apresentou a palestra baseada em seu livro: 8 ou 80: Seu Melhor Amigo e Seu Pior Inimigo Moram Aí, Dentro de Você!

A palestra abordou vários pontos importantes e trocando em miúdos mostra que “antes de ser um líder para os outros, preciso ser um líder para mim mesmo”, conforme explicou Branca. Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi quando ela disse que “as promessas feitas para dentro são mais importantes do que as promessas feitas para fora”. Quer dizer, ao meu desejo pessoal são aquelas que realmente tornam-se realidade.

Sabe quando o chefe pede uma tarefa, no final do expediente, e você responde: “claro, pode deixar que resolvo”. Mas em sua mente, você pensa: “puxa vida, se perder o ônibus vou me atrasar para a faculdade e não posso perder a prova de hoje”. O que acontece realmente com a tarefa solicitada? Fica para o outro dia.

Temos inúmeros exemplos de promessas feitas para fora que não se realizam, pois não tem nenhum compromisso pessoal. E isto vale para todos.

A grande sacada então, é criar compromissos conjuntos, que representem a verdade do grupo. Por exemplo, trabalhando com a equipe de um departamento de uma grande empresa, foi descrito que a imagem atual do setor é ruim. Nenhum outro departamento percebe valor no trabalho desta equipe, o que desmotiva e gera ainda mais descompromisso.

Contando , no início foi um grande desabafo, afinal, as frustrações estava acumuladas como um saco de pedras. A primeira tarefa foi deixa-las no caminho. Em seguida, fomos provocando uma discussão de reconstrução, onde a equipe foi assumindo novos compromissos e determinando qual a imagem que o departamento quer transmitir.

Agora, , usa as palavras da equipe, foram escritas por eles. A missão da empresa, ganhou tons de verdade porque agora sim foi assimilada por cada profissional. Desta forma, as chances de realização aumentaram bastante.

E você, anda prometendo para si ou para os outros?

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto,seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.