Atitude | Em qual Brasil você vive?

brasil_bandeiraA eleição de Renan Calheiros como presidente do Senado simplesmente me leva a acreditar que existem dois Brasis. Num deles, o trabalho é a palavra de ordem, as pessoas acordam cedo, lutam por seus empreendimentos e enfrentam o cansaço para estudar. Em outro, a palavra de ordem é “politicagem”, onde um grupo de pessoas simplesmente ignoram as manifestações públicas e seguem adiante com seus interesses.

No Brasil levado à sério, quando o cliente reclama de um produto ou serviço e diz que não vai mais comprar, o empreendedor faz de tudo para resolver a questão, reduz o preço, muda a fachada, abre mais cedo e fecha mais tarde. Afinal, o cliente é a razão de qualquer empresário abrir as portas e é ele, o cliente, que paga o salário de todo mundo.

Já no Brasil “político” a vontade popular, o bom senso e a coerência é o que menos importa. O que vale é manter o poder e os privilégios a qualquer custo, não importa o que diz a imprensa e as redes sociais. O senhor Renan Calheiros (PMDB) pode ter até 104 cargos para distribuir aos amigos, com salários entre R$ 2 mil e R$ 19 mil reais, não tem limite de passagens aéreas e se quiser pode requisitar um avião da Força Aérea para viajar. Vai morar em mansão com piscina, mordomo e segurança, além de outras vantagens extras.

Quando penso neste Brasil ridículo, arcaico, burrocrático, que massacra seu povo, sinto raiva. Tenho a sensação de que é uma raiva assim que leva milhares de egípcios a terem a disposição de jogar o país no chão para exigir mudanças; que é uma raiva assim que leva 60 mil civis a morrerem exigindo mais respeito na Síria, mas que o país do futebol e do carnaval ainda não conheceu.

Esperança

A única coisa capaz de me encher de esperança é ver notícias como a de Ramon Silva de Lima, de 17 anos, filho da empregada doméstica Iolanda Antônia da Silva, que passou na FUVEST na primeira chamada e vai cursar a Escola Politécnica da USP, considerada a melhor universidade da América Latina. Ele não teve padrinho político, não levou vantagem em votação secreta, é vitorioso com o esforço próprio, como milhões de brasileiros fazem todos os dias.

Ele não vai receber cargos para presentar amigos e parentes, muito menos vai mudar de casa, mas com toda a certeza, é um cara que vai nos encher de orgulho e admiração agora e no futuro.

…Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza…

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.