5 Dicas para alavancar sua carreira em 2013

5 Dicas para alavancar a carreira em 2013Todas as projeções indicam que a , três vezes mais do que 2012. Isto quer dizer mercado aquecido, negócios sendo fechados, talentos sendo contratados. Mas onde você se encaixa nisto tudo? Talvez você não tenha tido um 2012 interessante, então é hora de mudar sua trajetória para o novo ano.

É sempre a mesma coisa, começa como uma grande promessa, como uma página em branco esperando que escreva sua história. Daí os obstáculos surgem, você entra no piloto automático, vai apagando incêndios e quando percebe já está desejando Feliz Natal novamente. Então, provavelmente, vai lembrar das promessas feitas, das expectativas criadas e estará frustrado novamente. É assim com você?

Não perca os artigos do Caminhando Junto. Assine agora para receber no seu e-mail. É grátis!

Dica Nº 1 – Qual o seu sonho?

Todos os dias, você acorda, trabalha, estuda, namora, viaja, realiza tarefas, consome. Porque? Ter um filho? Comprar o carro? Viajar para Paris na Lua de Mel? É preciso coragem e sinceridade para conversar consigo mesmo e ouvir o que seu coração diz. Talvez a resposta não te agrade. Há alguns anos conheci um executivo em ascensão numa grande empresa, quanto mais ele subia, mas ficava distante de seu sonho. Por alguns anos, recusou-se a ouvir o que seu coração dizia até que desenvolveu um câncer.

Na mesma época fui consultor de uma empresa familiar sonhada pelo patriarca, onde todos os filhos trabalhariam juntos. Infelizmente era o sonho do pai, não dos filhos. Quando ele morreu, o castelo se desfez e como ninguém tinha aprendido a trilhar sozinho o caminho, a família também ruiu em conflitos e mágoas.

Reserve um tempo para si e ouça seu coração. Descubra qual o sonho que faz seu coração bater com paixão e lute por ele. O que nos leva à dica número 02.

Dica Nº 2 – Comprometa-se com seu sonho

Raul Seixas já dizia: “sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas, sonho que se sonha junto é realidade.” Se deixar seu sonho escondido na gaveta é muito provável que acabe esquecido, por outro lado, quando compartilha seu sonho com as pessoas que amam você, a energia cresce e sua motivação aumentam junto. Sempre que o cansaço bater, elas te lembrarão e te motivarão a seguir. Então, se o sonho é a Lua de Mel em Paris, converse com os familiares, amigos e amigas. Construa uma rede de energia e comprometa-se com eles.

Dica Nº 3 – No princípio era o Verbo

A Bíblia começa a história do mundo assim, não é? No princípio era o Verbo… Deus escolheu o verbo porque significa ação, trabalho, movimento. A realização do seu sonho também começa assim. Trabalho, energia, empenho, ação. No começo é difícil, mas a Física nos ensina  na Lei da Inércia que quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si.

Dica Nº 4 – Seja seletivo e exigente

Estar conectado o tempo todo pode ser uma benção ou uma maldição. Smartfones, tablets, notebooks, etc., são apenas ferramentas, quem decide o que fazer com eles é você. É sua escolha passar horas na internet navegando entre sites de fofocas ou pornografia ou mesmo em joguinhos no Facebook. O problema é que estas horas não aproximam você de seu sonho, muito pelo contrário.

A web está repleta de cursos, palestras, livros e apostilas grátis, então não há desculpas para não estudar e se qualificar. Mantenha seu cérebro ativo, aprendendo sempre, assim, idéias velhas serão superadas, limites serão ultrapassados e você estará a cada dia mais perto de seu sonho.

Seja seletivo também com suas companhias e os locais que frequenta. Algumas pessoas simplesmente não querem que você evolua porque sabem que ficarão para trás, então tentam te desanimar a cada passo com a desculpa de estarem te protegendo. Fuja delas. Busque a companhia de pessoas que estão batalhando por seus sonhos, lutando em suas carreiras ou empreendimentos para prosperar e crescer. Escolha com cuidado os livros e filmes que costuma ver, idéias são como sementes, então coloque boas sementes em sua cabeça.

Dica Nº 5 – Faça parte de um sonho coletivo

Todas as pessoas sonham e todas as pessoas merecem realizar seu sonhos. Quando entendemos a importância disto e passamos a lutar em conjunto, andamos mais rápido e assertivamente. O sonho coletivo é tão importante quanto o sonho individual. Ele pode ser construído no seu trabalho atual, no clube profissional, na associação comercial, na sala de aula, na reunião de amigos.

Não importa o lugar, o que importa é sua postura. Pare de reclamar e pedir, comece ajudar e a se doar. Faça sempre mais do que as pessoas esperam de você e estimule seus colegas a fazerem o mesmo. Estarão todos lutando pelo sonho individual através do trabalho coletivo.

Estas dicas foram tiradas da minha palestra “A História dos 2 Sonhos”. Em 2012 tive a oportunidade de apresentá-la em diversas organizações e para públicos bem diferentes, o feedback que tenho recebido das pessoas que participaram prova que as 5 dicas podem fazer de 2013 um grande ano para você.

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.