Fim de ano | Como reverter a desmotivação dos colaboradores

como_motivar_sua_equipeNo período de fim de ano geralmente a se mostram mais visíveis, principalmente por ser um período de , e também por se intensificar os trabalhos para atingir metas ou para deixar o ‘caminho’ livre para o período de férias.

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Mas este é apenas um reflexo de tudo que ocorreu durante o ano, os reais motivos que levam a desmotivação dos colaboradores de uma empresa são conhecidos. Dentre estes os mais relevantes são falta de um , desafios impossíveis,  falta de reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, , clima organizacional ruim e problemas pessoais.

Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam, dentre os quais destaco alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens. Para se ter ideia a Universidade de Harvard tem estudos mostrando resultados interessantes nessa área.

Um dos exemplos que podemos citar foi extraído de pesquisa sobre motivação individual e de grupos: um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego. O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.

Assim é ponto fundamental para os líderes das empresas é detectar os colaboradores que podem estar se desmotivando e reverter este quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores, mas, não é só isso, o líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação. Sem esquecer que uma pessoa nesta situação pode facilmente contagiar o ambiente de trabalho, direta ou indiretamente.

Para facilitar a vida das lideranças a empresa pode implementar políticas que resultam em grandes resultados dentre as quais se destacam:
•    Implementar ações especiais para o período, como confraternizações, cestas de fim de ano, dentre outras;
•    Deixar claro desde já os objetivos da corporação para 2013, mostrando a importância dos colaboradores para atingir;
•    Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;
•    Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;
•    Elaborar um plano de cargos e salários baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;
•    Implementar um plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;
•    Avaliação das necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las;
•    adequada, não deixando espaço para “rádio peão” e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.

Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.