Sustentabilidade | Como anda a sua?

sustentabilidade meio ambiente socialmente justoEconomicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Este tripé que dá forma a Sustentabilidade vem se consolidando como item na pauta de empresas de todos os portes e setores. Mas você sabia que este conceito pode ser aplicado a vida pessoal? E com grandes resultados, confira.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.  

Economicamente viável

É o primeiro compromisso de toda empresa. Aquela que não gera lucro caminha para a falência e assim é um câncer na sociedade, vai deixar dívidas, desemprego e frustrações.

Como profissional, você está comprometido com sua lucratividade? É vital para um profissional de sucesso e uma pessoa feliz , afinal, não há nada mais doloroso do que dormir e acordar pensando em dívidas, já passei por isto e sei bem como é. Utilizar uma planilha de orçamento doméstico é fundamental, mas ela não pode ser usada para saber como foi o mês. Ela deve servir para você decidir como será o próximo mês, entendeu a diferença? Você sai do papel passivo de vítima do destino e passa a ser o senhor do seu dinheiro.

Outro ponto fundamental de qualquer empresa é o aumento das receitas. O que você está fazendo? Quem sabe pode arrumar um trabalho extra como professor em escolas ou faculdades; ou ainda pode transformar um hobby em algo lucrativo.

Toda empresa de sucesso faz uma contínua gestão de marca ou branding, e você deve fazer o mesmo. É preciso estar constantemente agregando valor à sua marca através da atualização constante, a busca por conhecimento pode ser feita através de cursos, palestras, livros, etc. E a pode e deve ser feito através das redes sociais.

Socialmente justo

Algumas pessoas vivem como se o mundo fosse um pomar e estivessem aqui apenas para colher os frutos que mais gostam. Isto é um engano.

Viver em sociedade é compartilhar. Num momento você recebe, mas em outro você dá. Há diversas formas de você contribuir com sua cidade, seu bairro ou sua carreira, e, todas são importantes para o seu crescimento. Experimente participar de um grupo social ou religioso, irá fazer amigos, se divertir, aprender e ensinar.

Ecologicamente correto

Este é um conceito amplo mas fundamental para a vida de todos. Já percebeu quais são seus hábitos de consumo? Como anda sua conta de energia elétrica ou água? Com certeza há maneiras de reduzir o consumo, sem limitar seu conforto.

Há alguns anos, tive a curiosidade de e fiquei chocado. A quantidade de embalagens me surpreendeu, busquei informações a respeito e desde então sou vigilante com o lixo. Para mim, ele é um termômetro de como anda o consumo em casa, como está o desperdício e também, como anda a alimentação, afinal, comida congelada ou pronta produz mais lixo do que frutas e verduras.

Está vendo como conceitos comuns ao trabalho podem facilmente mudar nossa rotina e dar um olhar mais atento ao nosso dia-a-dia?

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Seminário Desafios e Oportunidades para os LíderesGaranta já sua participação no seminário “” – Informações sobre investimentos e consumo e as tendências em liderança para as cidades da divisa entre Minas Gerais e São Paulo.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.