Lições de 3 eventos empresariais

2013 | Desafios e Oportunidades para os LíderesO tempo foi curto para os três eventos da semana: Seminário em Atibaia, palestra na UNIVAS em Pouso Alegre e workshop no Encontro de Beleza Mary Kay também em Pouso Alegre. À primeira vista todos bem diferentes, mas com um pouco mais atenção é possível ver as semelhanças e as importantes lições de cada um.

1 – Seminário “2013 | Desafios e Oportunidades para os Líderes” realizado pelo Atibaia Residence Hotel e a Portal FM 106,5, em Atibaia.

Eu e o coach, André Lodi, recebemos o desafio de traçar um cenário econômico de 2013 para as cidades que formam a divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Números impressionantes, tendências na gestão de pessoas e dicas sobre como transformar desafios em oportunidades. Mas a lição que compartilho aqui veio no final do evento, quase no encerramento.

O seminário foi organizado em 90 dias, e, numa das conversas sobre os detalhes surgiu a sugestão do colaborador, Jun Takaha. A ideia era substituir os brindes tradicionais por um feito pelos funcionários do hotel e o escolhido foi um tsuru, um grou feito de papel dobrado que no Japão é um símbolo de felicidade. Cada colaborador aprendeu a fazer o origami e assinou sua obra que na noite do evento foi entregue a um convidado.

Lição: a sugestão veio porque Jun Takaha sentiu espaço e liberdade para falar, foi motivado à ensinar os colegas um pouco de sua cultura nipônica, os colaboradores sentiram-se parte importante do evento ao entregar um presente com seu nome, os participantes levaram para casa um presente feito com carinho, delicado, com um valor muito superior a qualquer item comprado. idéias assim nascem em todas as empresas desde que o terreno seja fértil.

2 – Palestra na Semana da Administração da UNIVAS em Pouso Alegre

O auditório da Faculdade de Medicina ficou lotado por universitários em busca de informações e o coach, André Lodi abordou as Atitudes necessárias para Empreender. Curiosamente ao perguntar quem ali desejava abrir a própria empresa mais da metade dos jovens disseram que sim. Isto confirma a postura empreendedora dos jovens brasileiros e acende uma luz amarela para as empresas que não estão conseguindo atrair os jovens talentos como deveriam.

A ideia de carreira estável, salário fixo e o status que uma carreira oferece não estão seduzindo os jovens brasileiros que estão atrás de algo mais. E o que seria este algo mais? Vários fatores compõem o desejo de empreender como ser patrão de si mesmo, liberdade nas decisões, maior chance de enriquecer ou simplesmente deixar um legado.

Não importa. O fato é que com o apagão de talentos as organizações terão que rever sua atratividade se quiserem ter perenidade. Os jovens talentos não estão mais buscando a carteira assinada.

3 – Workshop no Encontro da Beleza Mary Kay, Pouso Alegre

Mulheres que já decidiram empreender através da marca de produtos de beleza, Mary Kay. Aqui duas lições me chamam a atenção.

A primeira está na organização e tem semelhança com o seminário em Atibaia. Lá, a equipe do Atibaia Residence Hotel conseguiu oferecer um clima de hospitalidade poucas vezes encontrado. Foram impecáveis na recepção, condução e acolhimento dos convidados. Sorrisos sinceros de felicidade em receber convidados, como quem recebe amigos em sua própria casa. No evento da Mary Kay o local escolhido foi justamente a casa de uma das responsáveis pelo evento, Lu Azevedo.

Assim, as convidadas realmente se sentiram em casa e tiveram uma acolhida muito mais pessoal. Esta dica pode e deve ser observada por muitas empresas que gastam um bom dinheiro para recepcionar seus clientes e parceiros em hotéis e restaurantes. Sempre que possível, traga-os até a empresa, seja como um amigo recebendo outro em sua casa. O efeito é muito melhor.

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

liderança motivação gestão de equipes RH engajamentoQuer melhorar o desempenho de sua equipe? Precisa desenvolver os líderes na sua empresa? Conheça as palestras e workshops dos consultores Adriano Carvalho e André Lodi.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.