Paraolimpíadas e Gestão de Equipes

paraolimpiadas-2012-brasileiro-supera-astro-pistorius-e-leva-ouro-nos-jogos-ParalimpicosO final dos Jogos Paraolímpicos de Londres deixa uma série de lições para todos os brasileiros. É comum vermos em palestras e vídeos motivacionais, imagens destes atletas, mas as lições a que me refiro vão muito além.

Top Blog :: Seu voto pode ajudar o Caminhando Junto a ser eleito o melhor blog da categoria Comunicação. Clique aqui para votar no Caminhando Junto.

O Brasil atingiu a meta do Comitê Organizador e fechou o balanço em 7º lugar no quadro geral, duas posições acima dos Jogos de Pequim em 2008, com 43 medalhas sendo 21 de ouro. A meta dos próximos jogos já foi definida e não tenho a menor dúvida de que será atingida. Sabe porque? Porque o conceito de desafio faz parte da rotina destes homens e mulheres. para muitos, respirar sem um aparelho é a vitória. Nada do que eles tem veio sem esforço, sem lágrimas, sem suor.

Diferente da equipe que mesmo não batendo a meta, recebe o prêmio na empresa… Mas isto é conversa para outro dia.

O Brasil tem 27 milhões de deficientes, você sabe que eles existem, sabe até que há uma Lei que obriga a contratação de um certo número de deficientes, mas… sempre existe um mas… sua empresa vende para eles? A resposta mais comum será não. Pois este é o exemplo mais burro de preconceito, não perceber que o deficiente também se veste, come, estuda, usa carro, computador e celular.

Você sabia que por ano são vendidos mais de 30 mil veículos para deficientes e que as marcas líderes são Honda e Toyota? Mesmo com as isenções a que tem direito, são carros para um poder aquisitivo considerável. Mas o restante do mercado ainda não percebeu o potencial do deficiente como consumidor, porque ainda carregamos na mente a imagem do deficiente miserável, sem condições sequer de comer, quanto mais de consumir.

Costumo dizer que a solução está na diversidade, os diferentes se completam e criam soluções mais inovadoras. Assim como o deficiente precisamos ampliar nossa visão para as diferenças entre as raças, opções sexuais, religiosas e até mesmo os regionalismos. Deste caldeirão cultural podem sair grandes soluções.

O primeiro passo é decidir caminhar junto, ok?

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Treinamento para equipes de vendasQuer melhorar o desempenho de sua equipe? Precisa desenvolver os líderes na sua empresa? Conheça as palestras e workshops dos consultores Adriano Carvalho e André Lodi.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Categorias: vendas 1 comentário