Equipe de alta performance: como destruir uma

equipes de alta performanceO maior erro que um empresário pode cometer é negar ao colaborador o direito de ganhar bem. Não importa o argumento, é impossível prosperar valorizando a miséria.

Top Blog :: Seu voto pode ajudar o Caminhando Junto a ser eleito o melhor blog da categoria Comunicação. Clique aqui para votar no Caminhando Junto.

Segundo a Wikipédia, “Meritocracia (do latim meritu, mérito e cracia, poder) é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.

O principal argumento em favor da meritocracia é que ela proporciona maior justiça do que outros sistemas hierárquicos, uma vez que as distinções não se dão por sexo ou raça, nem por riqueza ou posição social, entre outros fatores biológicos ou culturais, nem mesmo em termos de discriminação positiva. Além disso, em teoria, a meritocracia, através da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e eficiência.”

De maneira bem simples, Meritocracia é recompensar o resultado. E não há recompensa maior do que pagar um bom salário e . Porque? Consegue imaginar um time pagando um salário medíocre ao Messi ou ao Cristiano Ronaldo? Na empresa é mesma coisa. Então veja este exemplo, uma concessionária de automóveis tinha um setor de vendas para órgãos públicos que dava um resultado pra lá de medíocre. Então, uma colaboradora do setor administrativo, pediu a oportunidade de remodelar o trabalho.

Em menos de um ano, ela mais que dobrou o número de veículos vendidos para órgãos públicos e o melhor, hoje, tem a maior margem de lucro entre todos os vendedores da empresa. Ela se esforçou porque gosta do trabalho, mas também porque tinha a chance de melhorar seu próprio salário, já que era comissionada. O que a empresa fez? Ao invés de pedir mais 10 funcionários como ela, preferiu cortar parte da comissão, para pagar menos à colaboradora. Consegue imaginar o presidente do Barcelona, dizendo ao Messi que por ter conquistado a artilharia do campeonato espanhol, terá o salário reduzido???

O que acontece numa empresa assim? O melhores talentos sempre, repito sempre, partirão para a concorrência e os medíocres, os colaboradores que se contentam com o salário no final do mês, os mesmos que entopem o RH com atestados médicos ficarão satisfeitos, por mais que a empresa naufrague.

Não cometa o pecado de limitar o salário de seus colaboradores. Sente com eles, descubra qual a motivação de cada um, defina metas conjuntas e os recompense. Orgulhe-se de cada bom salário que eles receberem porque é sinal de que as metas estão sendo atingidas.

Recompense regiamente os melhores e livre-se dos pernas de pau.

Artigos sobre RH, Gestão e NegóciosSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Treinamento para equipes de alta performanceQuer melhorar o desempenho de sua equipe? Precisa desenvolver os líderes na sua empresa? Conheça as palestras e workshops dos consultores Adriano Carvalho e André Lodi.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.