CONARH e os Clubes de RH

conarh_2012Começou hoje o 38º Congresso Nacional Sobre Gestão de Pessoas – CONARH – e são esperados 18 mil visitantes entre profissionais de RH, fornecedores de RH, executivos e estudantes. O principal evento de RH no Brasil é prova de que a lição foi aprendida: desenvolvimento só com pessoas.

Top Blog :: Seu voto pode ajudar o Caminhando Junto a ser eleito o melhor blog da categoria Comunicação. Clique aqui para votar no Caminhando Junto.

Em todos os stands e palestras a abordagem é uma só: o Brasil entrou na , não importa o setor ou o porte da sua empresa. Dinheiro e tecnologia deixaram de ser desafios para empresas e empreendedores, a meta agora é criar equipes engajadas, eficazes e capazes de se auto-gerir. Estas lições não são novas, na verdade há 47 anos a ABRH SP vem defendendo tudo isto, mas foi preciso o amadurecimento da economia brasileira para que fosse aprendida.

Fortalecimento do RH no interior

Na mesma medida que o CONARH se tornou o centro das atenções, onde as tendências macro são apresentadas, os clubes de RH regionais vem se transformando no ponto primeiro de troca de experiências. Afinal nem todos os profissionais de RH tem a oportunidade de viajar para o Congresso Nacional, mas podem dispor de algum tempo para aprender em conjunto com os colegas.

Em setembro o Clube de RH de Extrema comemora 2 anos de atividades com inúmeras palestras e a realização do 1º Fórum de Liderança, em Atibaia. O encontro mensal já é hábito incorporado pelos participantes, onde nasceram grandes amizades, parcerias comerciais, oportunidade de empregos e muito, muito aprendizado. A partir dele, nasceu o Café com RH de Pouso Alegre, que amanhã (14/08) comemora seu 1º aniversário!

De um grupo de idealistas nasceram as primeiras reuniões, hoje porém, profissionais de empresas de vários setores e portes já perceberam a importância de estar junto. Porque é no debate, na conversa, na troca que o conhecimento pode ser desenvolvido, partilhado e praticado.

Em Extrema comecei como participante e hoje faço parte do grupo de coordenação, em Pouso Alegre, fiz parte do grupo de sonhadores que fundaram o Café com RH e hoje coordeno os trabalhos. E pelo que vejo, os dois grupos ainda vão comemorar muitos e muitos aniversários.

Minha sugestão? Participe! Se há um grupo na sua cidade faça de tudo para estar presente. Se não há, junte um grupo de sonhadores e crie um.

feed_canecaSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

O jornalista Adriano Carvalho e o coach André Lodi palestram no Clube de RHQuer melhorar o desempenho de sua equipe? Precisa desenvolver os líderes na sua empresa? Conheça as palestras e workshops dos consultores Adriano Carvalho e André Lodi.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.