RH | Conhecimento é diferente de Comportamento

O desenvolvimento de liderança é essencial para uma equipe de alta performanceTodo profissional de RH conhece a história, contratamos por causa do conhecimento técnico e demitimos pelo comportamento. Parece óbvio, mas muita gente ainda se esquece de que conhecimento é algo bem diferente de comportamento.

Top Blog :: Seu voto pode ajudar o Caminhando Junto a ser eleito o melhor blog da categoria Comunicação. Clique aqui para votar no Caminhando Junto.

Aliás, conhecimento técnico hoje em dia está entre as soluções mais simples de resolver. A própria internet está repleta de cursos e livros gratuitos, vídeos de palestras, manuais e tutoriais para quase todos os assuntos.

Quando falamos da , o conhecimento é sim algo muito importante, mas é o primeiro e o mais rápido de ser adquirido.

Um colaborador pode ser extremamente qualificado tecnicamente, colecionar diplomas e ser ao mesmo tempo um tremendo egoísta, mal educado com os colegas, grosseiro com os clientes. De que valeu toda sua bagagem de conhecimento? Nada.

Por outro lado, há inúmeras histórias de colaboradores generosos, entusiastas, que com muito sacrifício e, às vezes, ajuda até da empresa, buscaram a formação técnica e deram importantes frutos.

A construção de uma cultura empresarial forte e sólida passa necessariamente pela definição dos valores da empresa, pela convergência dos valores dos colaboradores, pela definição e comunicação da Missão e Visão e, pelo investimento no desenvolvimento de lideranças.

Usando como exemplo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados, a ABRAS, para que um supermercado seja o favorito dos clientes deve oferecer variedade de produtos, preços competitivos e ser bem localizado. Mas para que um supermercado seja detestado pelos clientes, a primeira resposta é não oferecer um atendimento de qualidade.

Isto quer dizer que o atendimento não foi o primeiro item na construção de uma empresa de sucesso, mas é o primeiro a destruir uma empresa.

Então, antes de fazer qualquer investimento na contratação de uma palestra ou treinamento, pense bem, que tipo de empresa você quer construir? Qual resultado você espera de sua equipe? A partir destas respostas, o investimento no desenvolvimento dos colaboradores vai trazer os resultados.

 
feed_wallySe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Workshop Finanças Pessoais BannerComo fazer seu planejamento financeiro pessoal? Quais as novas formas de negociação de dívidas? Como usar a previdência privada para garantir um futuro tranquilo? Participe do workshop Finanças Pessoais e responda todas estas perguntas.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.