Planejando sua carreira | Palestra do Clube de RH

Como você planeja sua carreira?Como anda sua carreira? Seus olhos ainda brilham toda manhã quando chega no trabalho? Ou já passou da hora de dar uma virada na carreira? Se você não analisa sua carreira, quem vai fazer isto?

Na reunião de hoje do Clube de RH de Extrema e Região, a consultora, Luiza Ghisi fez estas mesmas perguntas ao falar sobre “Planejamento de Carreiras para os Novos Tempos” e as respostas foram um tanto preocupantes. Isto porque o RH está acostumado a pensar nas carreiras dos colaboradores, planeja , job rotations, mentoring e coaching, tudo para deixar sua equipe afiada. Mas e quando a sua própria carreira?

Top Blog :: Seu voto pode ajudar o Caminhando Junto a ser eleito o melhor blog da categoria Comunicação. Clique aqui para votar no Caminhando Junto.

Uma das primeiras colocações de Luiza ajuda bem nesta análise: “você faz o seu currículo todo ano?” Segundo ela, o momento de escrever e atualizar seu currículo é como se fosse “um momento da verdade, onde não há maquiagem, nem roupas bonitas, é você sem máscara alguma, escrevendo suas realizações”. Daí ser um momento de auto-conhecimento que toda pessoa pode fazer. Mas Luiza deixa um alerta, “se a única atualização é a idade… É hora de se preocupar.”

No planejamento de carreira, a grande pergunta é: o que você tem feito por você mesmo? Afinal, somente você pode dizer qual o momento atual e onde deseja chegar, o que leva a outra característica muito discutida na palestra – a disciplina.

Luiza Ghisi contou um pouco de sua própria trajetória saindo de uma profissão da área médica, ela é Terapeuta Ocupacional com especialização em Neurologia, e, chegando à consultoria em desenvolvimento de equipes. “Há momentos em que as circunstâncias nos levam a tomar decisões, em outros, é nossa própria escolha que nos leva por novos caminhos”, ressaltou para o grupo.

Outro termômetro importante para ela é a remuneração, “o dinheiro coroa o resultado do seu trabalho, é ele que vai possibilitar a conquista da sua qualidade de vida, por tanto, ninguém deve se envergonhar que querer ganhar mais.”

O Líder precisa de preparo

“Escolhemos ser líderes, mesmo sabendo de todas as responsabilidades que isto trará, mas o líder precisa de preparo e não apenas técnico, mas físico e emocional também”, explica Luiza. Para ela, definir novas formas de planejar carreiras é algo urgente porque o convívio das Gerações Baby boomers, X e Y exigem medidas inovadoras. Segundo ela, empresas que ainda não pensaram nisto, estão enfrentando problemas com suas equipes.

Redes Sociais

O uso das redes sociais torna mais fácil a pesquisa sobre nossas realizações, para o bem ou para o mal. Assim, precisam de atenção e de um uso inteligente para que possam alavancar sua carreira. Luiza ressalta também o “pecado” de lembrar de sua rede de contatos apenas quando precisa de ajuda para enviar um currículo.

E você, o que tem feito por sua carreira?

Atualizações do Caminhando JuntoSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Workshop ensina a cuidar do seu dinheiroComo fazer seu planejamento financeiro pessoal? Quais as novas formas de negociação de dívidas? Como usar a previdência privada para garantir um futuro tranquilo? e responda todas estas perguntas.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.