Líderes que destroem equipes

Investir no desenvolvimento de líderes é investir em resultadosVocê conhece uma empresa onde o gerente é o primeiro a concordar com os treinamentos para os colaboradores, mas nunca para si. Alega que não tem tempo, que não precisa, que é desnecessário. Mas todos na organização sabem que o problema é justamente ele.

Por incrível que pareça nos dias de hoje ainda é comum o pensamento de que o cargo cria o líder. Respeito e admiração geram bons líderes, a hierarquia jamais consegue isto. Bons colaboradores são transformados em ou causarão grandes problemas. A prova disto está na , no , etc.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Mas o mal maior passa despercebido muitas vezes, está no afastamento do cliente, na perda de um consumidor que era fiel, na queda nas vendas. Porque é impossível um colaborador que não admira seu trabalho, atender o cliente com brilho nos olhos. E vamos dizer a verdade, é incrível ser atendido por um funcionário com tesão pela sua empresa, compramos até quando não queremos.

Reconheça sua equipe (toda ela)

Outro dia uma empresa bateu todos os recordes de vendas, um desempenho extraordinário e digno de comemoração. Mas apenas os vendedores foram convidados para o churrasco da empresa, então, imaginei se teria tido este resultado se os banheiros não fossem limpos, se os cestos de lixo não fossem esvaziados ou se o piso da recepção não fosse varrido, apenas para lembrar das funções mais básicas. O mérito é de todos! E quando parte da sua equipe é excluída da vitória, certamente, não fará sacrifício algum quando for necessário.

Colaborador torce contra

Também não são raras as histórias de colaboradores que torcem contra, gente que reza para dar errado, são sempre grosseiros com os outros, ranzinzas por natureza. Bem, no começo de minha carreira como jornalista, fazia parte de emissora afiliada  da Rede Globo no Sul de Minas. Na época, era um produtor que sonhava em virar repórter, até que um belo dia a oportunidade surgiu.

Na escala das equipes, vi que iria para a rua justamente com o cinegrafista que todos criticavam, diziam que não tinha a menor boa vontade com os jornalistas. Então, logo que entramos no carro, fiz questão de compartilhar meu sentimento. “Olha, quero muito agarrar esta promoção, mas para isto, preciso que me ajude com seu conhecimento e experiência. Eu estou começando, por tanto, seus conselhos são muitoinvestir no desenvolvimento de líderes é investir em resultados importantes. Agora minha promoção está nas suas mãos”, desabafei.

Deu tudo certo, a matéria saiu na íntegra e foi elogiada em várias redações. Mais tarde, ele confessou que foi a melhor reportagem que tinha feito.

O que mudou? Ao invés de impor minha autoridade, conquistei o respeito dele. Compartilhei a responsabilidade antes mesmo que ele dissesse algo contra, dei importância ao trabalho e experiência dele.

Em outra oportunidade, quando participava do RH de uma empresa de varejo, tive um pedido muito diferente. A diretora de uma escola, trouxe a aluna e pediu um emprego para ela, qualquer que fosse. O pedido foi sincero e me marcou profundamente. Por outro lado, ao saber do caso, vários policiais que nos conheciam vieram dizer que a menina era “problema”. Tinha passagens pela polícia e envolvimento com drogas.

Criou-se um tremendo impasse. Íamos correr o risco ou virar as costas? Mesmo relutantes os diretores da empresa deram permissão para que seguisse em frente. Nunca fiz uma integração tão longa e intensa, desenvolvi várias ações para que a menina fosse recebida com respeito pela equipe. Com o tempo conquistou a confiança de todos e foi uma colaboradora excelente, hoje, está numa das maiores empresas de alimentos do país, o que me deixa muito orgulhoso.

A equipe é reflexo do líder, mesmo que ele diga o contrário. .

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Como investir em previdência privadaComo fazer seu planejamento financeiro pessoal? Quais as novas formas de negociação de dívidas? Como usar a previdência privada para garantir um futuro tranquilo? e responda todas estas perguntas.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.