Liderança | Preste atenção em seus atos

Alex e Edson são amputados e praticam diversos esportesQuanto de você há em suas ações? Quando você realiza uma tarefa, por mais simples que seja, quanto de motivação está presente? Ou seus atos, assim como seus dias, vão se repetindo sem qualquer sentido?

A rotina corrida e intensa dos dias atuais nos levam a repetir tarefas e escolhas mecanicamente. Fazemos o mesmo trajeto de casa para o trabalho, e, quando percebemos já estamos estacionando o carro. Cumprimentamos automaticamente as pessoas e nem reparamos se estão sorrindo ou não. Na repetição, perdemos a espontaneidade e o prazer da descoberta. Tudo passa a fazer parte da paisagem, não nos surpreendemos ou nos indignamos mais. O líder trata sua equipe com a mesma frieza com que abre uma planilha no computador, muitas vezes nem olha no rosto de um colaborador para responder.

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Fernando Pessoa já disse “para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui; sê todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive”. De uma maneira única mostrou o a importância de estar presentes em cada gesto ou escolha.

É possível perceber o entusiasmo do colaborador quando realiza uma tarefa consciente de sua importância, para ele está claro o quanto seu trabalho contribui com o todo. Da mesma maneira é possível sentir a diferença quando somos atendidos educadamente e quando somos atendidos com prazer. Por outro lado, quando um motorista levando a família decide forçar uma ultrapassagem, não está nem um pouco consciente do que faz.

O fato de estarmos inteiros no que fazemos é muito mais importante para nós mesmos, porque ao realizar escolhas conscientes não permitimos a manipulação e assumimos a responsabilidade por nossas vidas. Cristopher Reeve, o eterno Superman, em seu livro Superar o Impossível conta sua luta para vencer a paralisia. Uma tarefa tida por muitos como impossível. Ele foi um dos maiores defensores das , investindo tempo, energia, fama e dinheiro para mobilizar o governo norte-americano. Em uma frase, Reeve define seu modo de pensar diante dos desafios da vida: “no início parece impossível, então, com o tempo torna-se improvável, e logo passa a ser inevitável”.

Ele fez avanços considerados impossíveis.

No , fica evidente o quanto aquela mulher de origem humilde tinha sua vida nas mãos. Fosse para os momentos de vitória ou de derrota, ela estava consciente em cada escolha. O filme retrata bem um destes momentos, quando já na velhice e viúva, ela conversa com seu médico particular.

Desejo que você preste mais atenção às suas escolhas, faça aquelas que vão fazer seu coração bater com energia. Escolha os pensamentos que representam sua plenitude. Realize suas tarefas consciente do que faz e da importância de cada gesto. .

feed_wallySe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Workshop de desenvolvimento de liderançaQuer melhorar o desempenho de sua equipe? Precisa desenvolver os líderes na sua empresa? Conheça as palestras e workshops dos consultores Adriano Carvalho e André Lodi.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.