Internet para negócios ainda é pouco usada

use_as_redes_sociais_para_fidelizar_clientesMais de 60% das micro e pequenas empresas mineiras acessam a internet, porém, ainda são poucas as que utilizam o ambiente virtual para fazer negócios. É o que revela a pesquisa Expectativas das MPEs Mineiras, feita pelo com 567 empresários dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria.

De acordo com o estudo, a internet é usada principalmente para buscar informações e relacionamento com fornecedores e clientes. Apesar da maioria dos empresários estar conectada com a rede, apenas 19,4% usam as mídias sociais. Desses, 87% têm página no Facebook e 7% no Orkut. Dos

:: Receba os artigos direto no seu e-mail assinando gratuitamente o Feed.

Ainda segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados não têm site próprio. Os setores de comércio (20%) e serviços (33%) são os que têm, respectivamente, o menor e o maior percentuais de estabelecimentos que possuem sites. Para o jornalista e consultor, Adriano Carvalho, os números são justificáveis e mostram oportunidades importantes, “primeiro o acesso à internet fora dos grandes centros é muito ruim, mesmo as conexões por banda larga entregam velocidades muito baixas, o que prejudica o uso mais intenso. Além disto, o empreendedor ainda não descobriu as oportunidades de fidelização de clientes, de ampliação de fornecedores e também de valorização da marca através das redes sociais”.

Empresas e Internet

63,5% dos entrevistados utilizam a Internet
71,6% das empresas não têm sites próprios

Como Usam a Internet

Buscar informações
Relacionar-se com fornecedores
Relacionar-se com clientes

Acesso a internet por setor

Indústria (59,9%)
Serviços (65,6%)
Comércio (61,1%)
Construção Civil (67,7%)

Redes Sociais

19,4% utilizam as redes sociais
87,3% utilizam o Facebook
7,3% usam o Orkut
11,5% têm Twitter
7,7% Google Plus (+)
3,9% Flickr

 

feedSe você gostou do artigo, envie para um amigo ou parceiro de negócios. E para receber as atualizações basta assinar o Feed do Caminhando Junto, seguir pelo Twitter ou cadastrar seu e-mail, o serviço é totalmente gratuito.

Aprenda a investir em Previdência PrivadaComo fazer seu planejamento financeiro pessoal? Quais as novas formas de negociação de dívidas? Como usar a previdência privada para garantir um futuro tranquilo? e responda todas estas perguntas.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.