Cliente | Quando foi que ele virou um chato?

bom_atendimento_ao_clienteO empreendedor abre sua empresa cheio de gás e desde o primeiro dia assume o papel de receber o cliente pessoalmente. Por todos os lugares que passa fala da empresa e convida a todos para ir tomar um café. O tempo passa e ele já não demonstra a mesma paixão pelo cliente, fica escondido no fundo da loja e pede para o funcionário dizer que não está lá. O romance acabou?

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Aposto que você conhece alguém assim ou já foi tratado assim. O tempo sempre cobra um preço alto e o desgaste chega para todas as relações. O que fazer? A única solução, ao meu ver, é a reconstrução deste relacionamento. O primeiro passo é reconhecer o cansaço e, por conta dele, a queda nos resultados, e a dificuldade em conquistar novos.

É mais fácil fazer esta constatação quando a empresa já trabalha com indicadores, do contrário, é bom começar logo. Indicadores de rotatividade tanto de clientes quanto de colaboradores dizem muito sobre o clima da empresa. Afinal, como sempre digo, a experiência do consumidor começa na experiência do colaborador.  

Aquecendo o atendimento e as vendas 

bom_atendimento_fideliza_o_clienteHá várias maneiras de aquecer o , o mais óbvio e nocivo, é através do preço. Se a única coisa boa que você pode oferecer ao cliente é o desconto… é melhor mudar de negócio. Olhe novamente para sua empresa, se pergunte porque razão decidiu empreender, lembre-se da sensação do primeiro dia de trabalho, do orgulho do primeiro cliente conquistado. As respostas virão naturalmente.

Em seguida pergunte-se as razões do cansaço. Falta férias? Patrão também tira folga e, pelo bem da produtividade, deve viajar e curtir uns dias com a família. Mas as razões podem ser outras, conflitos internos em empresas familiares é muito comum, o peso da rotina, a falta de sucessores, etc. Cada uma destas razões vai pedir uma ação específica.

. As mudanças na economia brasileira deram origem a um novo consumidor, com mais dinheiro, mas também mais exigente. , de atendimento bem humorado, que o faça se sentir à vontade. Que tal ouvir seus clientes? Pergunte a eles o que mais pode fazer para melhorar o atendimento. Eles darão dicas simples do que você precisa fazer para que eles gastem mais na sua empresa.

Outra fonte rica de sugestões são os colaboradores. Muitas vezes o cliente não vai ser franco com você, mas pode se sentir mais seguro em fazer reclamações aos colaboradores, então, oriente-os a conversar e anotar as dicas. E caberá a você ouvi-los, ok?

A concorrência está maior a cada dia e isto só vai aumentar, então, apaixone-se novamente pela sua empresa, pelo seu cliente e pelo sucesso.

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Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.